CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    15/10/2019

    No Dia dos Professores, o deputado Professor Rinaldo comenta suas ações em benefício da educação

    ©DIVULGAÇÃO
    Quando imperador, Dom Pedro I decretou uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil, também chamado de “Escola de Primeiras Letras”. Por meio desta lei, todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau. O Decreto ocorreu em 15 de outubro de 1827. Em São Paulo, um grupo de quatro professores teve a ideia de organizar um dia para traçar novos planos para o ano seguinte, e também uma parada para comemorar a data. Sendo assim, O Dia dos Professores passou a ser comemorado no Brasil anualmente em 15 de outubro.

    Vindo do interior do Mato Grosso do Sul, um jovem até então conhecido apenas como Rinaldo, começou a lecionar em escolas públicas da Capital, passando a ser conhecido como Professor Rinaldo, nome que leva consigo até hoje em sua identificação parlamentar na Assembleia Legislativa. Por ter acumulado vasta experiência como professor, atualmente o deputado estadual é autor de várias ações voltadas ao fortalecimento do ensino e à qualidade de trabalho dos profissionais da educação.
    ©DIVULGAÇÃO
    Rinaldo criou a Política de Prevenção à Violência Contra os Professores da Rede de Ensino do Estado de Mato Grosso do Sul ( Lei nº 3.437/2007), que desenvolve atividades nas instituições de ensino para estimular diálogo entre escolas e comunidades sobre agressões aos professores, além de implementar medidas protetivas e cautelares aos profissionais sob ameaça. Criou também o Estatuto do Estudante (Lei nº 3.646/2009), destinado a regular as relações entre escolas e alunos da rede pública estadual, garantindo o acesso à segurança em regiões de alto índice de criminalidade.

    Uma conquista importante que une ação social e educação, foi a criação dos Centros Avançados de Estudos para Capacitação de Educadores das Redes Pública e Privada de Ensino (CEFOR). Por meio da Lei nº 4.770/2015, o Estado de Mato Grosso do Sul pode criar os centros com objetivo de capacitar os profissionais da educação para inserção escolar de alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

    A Meia-entrada cultural (Lei Municipal nº 4.341/2005) que antes era permitido somente aos estudantes, assegurou também aos professores e especialistas em educação da rede pública e privada municipal, o pagamento de cinquenta por cento do valor cobrado para ingresso em estabelecimentos e/ou casas de diversão, além de praças desportivas, que promovam espetáculos de lazer, entretenimento e difusão cultural.
    ©DIVULGAÇÃO
    O projeto Robótica nas Escolas é outra ação importante do deputado Rinaldo, que estimulou a relação entre aluno e professor e consequentemente a qualidade do ensino-aprendizagem. Várias escolas já receberam emendas parlamentares para aquisição de kits educacionais de robótica, que aumentam o interesse por disciplinas como matemática e física, diminuindo a evasão escolar e estimulando o desenvolvimento cognitivo.

    Sobre sua atuação parlamentar, Professor Rinaldo comenta que “o entendimento é que a educação deve ser vista de forma especial, então nossas ações buscam beneficiar professores e profissionais da educação de diversas formas, seja garantindo qualificação profissional como também acesso à cultura por exemplo”, e finaliza: “Devo muito ao que a educação fez na minha vida, sou fruto dessa transformação graças aos professores que tive quando aluno, e às experiências que tive quando lecionava”.

    ASSECOM



    Imprimir