CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    02/09/2019

    Três em cada dez brasileiros têm um pé maior que o outro

    A diferença é sutil e pode ser imperceptível, mas em alguns casos dores e inflamações são sentidas

    ©DIVULGAÇÃO
    Sabe quando você só se sente desconfortável com apenas um dos pares do calçado? Pode acontecer com um sapato social ou até mesmo com um tênis esportivo. Uma das origens desse problema pode estar no fato de os pés não serem exatamente iguais, e essa situação é mais comum do que parece. De acordo com um recente estudo da companhia Pés Sem Dor, mais de 37 mil pessoas foram examinadas em escâneres 3D. Descobriu-se, então, que três em cada 10 brasileiros possuem um pé maior que o outro (29%).

    A diferença, no entanto, é pequena e pode ser até mesmo imperceptível, mas pode provocar o surgimento de calos, bolhas e desconforto com alguns calçados. A diferença pode ir de 0,4 a 2 cm, e a condição pode ser provocada por fatores genéticos ou traumas. No caso de um sapato social, por exemplo, é preciso ter uma folga de aproximadamente 0,7 cm. 

    No Brasil, os sapatos são feitos em escala, e a numeração é estabelecida por cada marca. Tal fato faz com que modelos diferentes, mas com a mesma numeração, tenham tamanhos díspares. Para quem não possui esse problema, essas escalas não têm um efeito prático, mas para quem precisa de um calçado maior, pode ser um inconveniente. Além disso, são poucas as empresas que desenvolvem calçados personalizados para essas situações.

    Dentro dessas formas diferentes de anatomia existem cinco tipos de pés: egípcio, romano, grego, alemão e céltico. Os “dedos gregos” e os “dedos célticos” são os que mais sofrem desconfortos e dificuldades na hora de usar calçados. É importante dizer, no entanto, que essa diferença no tamanho dos pés nem sempre é um problema. Se acontecer com frequência de os pés ficarem machucados, ligue o sinal de alerta.

    Nesses casos, o ideal é sempre buscar calçados que sejam confortáveis para o pé maior. Outras formas de minimizar o problema é verificar a possibilidade de comprar palmilhas sob medida. Elas são ideais para quem sofre de dores constantes e inflamação nos pés - seja por motivos genéticos ou por mau uso do sapato. No caso de dúvida, sempre consulte um médico ortopedista para orientar sobre qual o melhor tratamento.



    Imprimir