CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    02/08/2019

    Assistência Técnica e Gerencial em Florestas Plantadas do Senar/MS auxilia na gestão e produtor dobra produtividade em Aparecida do Taboado

    ©DIVULGAÇÃO
    As ações do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural –, com Assistência Técnica e Gerencial e cursos de Formação Profissional Rural, fizeram com que o produtor João Favero Neto aumentasse a produtividade de látex em Aparecida do Taboado – município a 450 km de Campo Grande. Esse é o case de sucesso dessa semana na série “Senar/MS Transformando Vidas”, que vai falar sobre Florestas Plantadas.

    Através de uma associação de produtores de seringueira o Senar/MS chegou à propriedade de João. “Foi através da associação de produtores que nós formamos a turma e acabamos conhecendo o Senar/MS, que veio com a capacitação de extração de látex e outros cursos como relacionamento interpessoal, por exemplo. E ai começou a assistência técnica após esses cursos de formação”, lembra.

    No início, sem a capacitação, a extração realizada na propriedade era feita de forma equivocada e inviabilizava árvores. “O comparativo de antes e depois da capacitação é fácil. A gente consegue ver pelo painel de extração de látex, porque quando o pessoal ainda não tinha habilidade, machucava muito o painel. O nosso maior investimento é a árvore, e essa árvore dura 40 anos desde que ela seja bem tratada. Com excesso de ferimentos a extração vai poder ser feita somente uma vez naquele local, e se for bem cuidada, até três vezes”, detalha.

    Com as mudanças provocadas pelo Senar/MS, a produtividade mudou e o ânimo do produtor também. “Hoje temos uma produtividade muito melhor do que a gente tinha no início e sem ferimento em árvores. Chega a dobrar em alguns pontos. Acho que é um fator motivacional também. Se a gente tivesse machucando as árvores do mesmo jeito do primeiro ano, acho que já teria parado de produzir. Ficava frustrado de olhar para a árvore que a gente cuidou por oito anos sendo machucada”, conclui.

    Transformando Vidas – O Sistema Famasul divulga todas as sextas-feiras uma matéria sobre a atuação do Senar/MS nas propriedades contempladas pelos programas de assistência técnica da instituição e também na sociedade. Acompanhe!

    ASSECOM



    Imprimir