CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    15/08/2019

    6 verdades e mitos sobre a saúde bucal

    ©DIVULGAÇÃO
    Praticamente todas as situações comuns às rotinas diárias possuem mitos e verdades e isso não é diferente quando o assunto é ter uma boca saudável. Por isso, preparamos uma lista com os 6 verdades e mitos sobre a saúde bucal. Acompanhe! 

    Certamente você já ouviu alguém dizendo que comer uma maçã pode substituir a escovação dos dentes, ou que uma bala ou goma de mascar ajuda a resolver o problema de mau hálito, entre muitas outras situações. 

    Mas será que tudo isso que as pessoas repetem por aí é realmente verdade? Acompanhe este artigo e descubra quais são as principais 6 verdades e mitos sobre a saúde bucal! 

    Conheça 6 verdades e mitos sobre a saúde bucal 

    1. Creme dental com efeito clareador funciona? Mito! 

    Existe no mercado uma infinidade de produtos voltados à higiene bucal, especialmente cremes dentais, que garantem o clareamento dos dentes. 

    Isso não passa de marketing para aumentar as vendas. Apenas um profissional da área realmente qualificado pode promover procedimentos que clareiam os dentes de verdade. 

    2. Manter a boa saúde bucal interfere na saúde geral do corpo? Verdade! 

    Uma boca mal cuidada e higienizada pode ser uma porta para inúmeros problemas de saúde. Isso acontece porque, normalmente, uma pessoa possui mais de 700 tipos de bactérias diferentes na boca. 

    Essas bactérias podem entrar na corrente sanguínea através de um problema simples, como uma cárie, e causar danos extremamente severos. 

    3. É preciso escovar os dentes logo após terminar as refeições? Mito! 

    Apesar dessa escovação ser necessária, o mais indicado é que ela aconteça no mínimo 30 minutos após o término da refeição. 

    Esse é tempo mínimo necessário para que a saliva traga o pH da boca ao seu nível normal, novamente. 

    4. A escovação noturna é a mais importante do dia? Verdade! 

    O fluxo de saliva e movimentação da boca para o exercício da fala, ajuda a manter a boca um pouco mais limpa durante o dia. 

    À noite, no período em que estamos dormindo, isso não acontece, o que deixa o ambiente mais propício para a proliferação de bactérias nocivas à saúde da boca. 

    Mas vale dizer que não é para deixar de escovar os dentes durante o dia. 

    5. É possível substituir a escovação por um enxaguante bucal? Mito! 

    A escovação e o uso do fio dental são imprescindíveis para uma boa higienização bucal, enquanto o papel do enxaguante é apenas neutralizar algumas sujeiras presentes na língua e bochechas. 

    Ou seja, ele pode ser útil como um complemento da higienização bucal e não como substituto da escovação. 

    6. Para manter a boa saúde bucal basta ter um bom hábito de higiene? Mito! 

    Ter bons hábitos de higiene bucal é importante para a boa saúde da boca e dos dentes, no entanto, apenas isso não basta. 

    É preciso que também aconteçam visitas periódicas ao dentista, além de contar com bons hábitos de saúde, relacionados a alimentação, por exemplo. 

    Se você tiver um plano odontológico, pode contar com cobertura para fazer limpezas e alguns tratamentos. Caso não tenha, um posto de saúde próximo a sua residência sempre disponibiliza um dentista, então você deve se informar de como pode marcar uma avaliação. 

    Essas são as principais 6 verdades e mitos sobre a saúde bucal, mas existem muitas outras que são espalhadas pelo popular. Por isso, vale a pena procurar um profissional e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. 



    Por Jeniffer Elaina, do PlanodeSaude.net 



    Imprimir