CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    21/07/2019

    PORTO MURINHO| Conheça o projeto da ponte entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta, no Paraguai

    O projeto foi apresentado na cerimônia de assinatura da licitação 

    Imagem mostra como será a nova ponte entre Brasil e Paraguai ©REPRODUÇÃO
    Conheça o projeto da ponte, que ligará a cidade sul-mato-grossense de Porto Murtinho à Carmelo Peralta (Departamento de Alto Paraguai). De acordo com o governo paraguaio, a construção da ligação internacional sobre o Rio Paraguai faz parte de um plano de investimentos de grande porte em projetos estruturantes, impulsionados pelo Paraguai e Brasil, aproveitando os recursos gerados pelo empreendimento hidrelétrico binacional.

    Enquanto a ponte da Integração Brasil-Paraguai, entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco (já licitada e em fase de início), será bancada pela margem brasileira de Itaipu, a nova ponte será financiada pela margem paraguaia da usina. A previsão é que nas próximas semanas, o Governo do Paraná assine a ordem de serviço para dar início à construção da Ponte da Integração, que terá um novo cronograma, com início imediato da construção. Todos os processos burocráticos já foram superados.

    O Governo do Estado será responsável pela gestão da obra, que, quando concluída, tornará a região de fronteira um “hub” regional, permitindo o incremento de importações e exportações entre o Paraná, o Paraguai e a Argentina, além de Chile e Bolívia.

    De acordo com o general Silva e Luna “a Itaipu Binacional, além de garantir a segurança energética fundamental para o desenvolvimento do Brasil e do Paraguai, tem a preocupação de contribuir para que este progresso se dê de forma sustentável”. Ele acredita que o certame será muito disputado e que, ao final, a proposta vencedora conseguirá atender todas as exigências e, principalmente, construir a melhor obra ao custo mais justo possível.
    ©REPRODUÇÃO
    A ponte entre Carmelo Peralta e Porto Murtinho possibilitará uma conexão bioceânica, ligando o Porto de Santos (SP), no Atlântico, aos portos do Chile (Pacífico), facilitando o escoamento da produção agrícola do MS e do Mato Grosso principalmente para os países do Oriente.

    A ponte entre Carmelo Peralta e Porto Murtinho, no MS, será financiada por Itaipu, margem direita. Serão investidos no empreendimento cerca de US$ 75 milhões, valor similar ao da Ponte da Integração.

    A ponte terá, segundo o projeto, uma extensão de 680 metros, com 380 metros de vãos livres e 22 metros de altura, com duas torres de mais de 100 metros de altura e viadutos de 150 metros em ambas as cabeceiras, com pilares preparados para o trânsito de veículos de grande porte. A obra deve gerar mais de mil empregos.

    Cidade gêmea

    Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, é uma das 32 cidades gêmeas do Brasil, isto é, aquelas situadas na linha de fronteira, seca ou fluvial, que apresentam grande potencial de integração econômica e cultural com o município do país vizinho. A cidade tem 15.372 habitantes (IBGE 2010) suas principais atividades econômicas são a agropecuária e a extração de tanino da planta chamada quebracho. O tanino é utilizado como insumo no processo de beneficiamento de couros.

    A exemplo da maioria das cidades gêmeas, Porto Murtinho tem um baixo Índice de Desenvolvimento Municipal (IDHM), de apenas 0,666, menor que a média brasileira, que é de 0,727 e inferior até mesmo à média do IDHM das 32 cidades gêmeas (0,674). Para comparar, o IDHM de Foz do Iguaçu é de 0,751, conforme o documento "Diagnóstico do desenvolvimento das cidades gêmeas do Brasil", publicado pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteira (Idesf).

    O IDHM leva em consideração quatro indicadores: renda, longevidade da população e educação. Longevidade, no caso de Porto Murtinho, é o que ajuda a elevar a média (o índice é de 0,830). Já a educação, o que também ocorre nas demais cidades gêmeas, à exceção das gaúchas Porto Xavier e Uruguaiana, é o indicador com pior resultado (0,526).

    Porto Murtinho está na "rota do crime", segundo a publicação. Como as demais cidades gêmeas que fazem fronteira com o Paraguai, entram por ali contrabando em geral, além do tráfico de drogas e armas, trazidos por barcos da "gêmea" cidade paraguaia de Carmelo Peralta.

    A construção da ponte sobre o Rio Paraguai deverá movimentar não apenas a economia local, mas a de toda a região, o que poderá contribuir para melhorar os indicadores de qualidade de vida e dar novas oportunidades aos moradores.

    Fonte: Porto Murtinho Notícias



    Imprimir