River Plate, Palmeiras e LDU estão entre os 8 melhores do torneio
![]() |
©Marcos Ribolli |
E dos jogos ao vivo na noite dessa terça-feira (30) saíram os primeiros 3 classficados para as quartas de final da Conmebol Libertadores. O atual campeão River Plate, da Argentina, o Palmeiras, e também os equatorianos da LDU estão entre os 8 melhores times da competição sul-americana. Cruzeiro, Godoy Cruz e Olimpia estão eliminados do torneio na fase de oitavas de final. Houveram disputa por pênaltis, goleada, a já tradicional participação do árbitro de vídeo e tudo o que um mata-mata de Libertadores pede. Abaixo, os resultados dos confrontos:
Cruzeiro 0 (2) x (4) 0 River Plate – Mineirão - (ida: 0 x 0);
Palmeiras 4 x 0 Godoy Cruz – Allianz Parque - (ida: 2 x 2);
Olimpia 1 x 1 LDU – Defensores del Chaco – (ida: 1 x 3).
Enquanto o Palmeiras goleou o Godoy Cruz em casa, o River Plate precisou dos pênaltis para eliminar o Cruzeiro. Já a LDU segurou um empate, administrando assim o resultado construído no jogo de ida. Abaixo, um resumo do que foram os jogos dessas oitavas de final de Libertadores.
Cruzeiro x River Plate
O futebol ao vivo da noite começou com uma partida e tanto. Após o empate no jogo de ida, na Argentina, os atuais campeões do River Plate precisavam construir o resultado no Mineirão se quisessem passar pelo Cruzeiro. E conseguiram, mas foi com drama.
O jogo teve um primeiro tempo muito movimentado e corrido. O River Plate conseguiu criar um maior número de jogadas perigosas mesmo estando fora de casa, mas o Cruzeiro foi quem chegou mais perto do gol, quando aos 15 minutos, Pedro Rocha finalizou e a bola parou na trave do goleiro Armani. O goleiro teve de se esforçar para fazer uma excelente defesa, e ainda contar com a ajuda do travessão para evitar o que seria o primeiro gol celeste. Já por conta dos argentinos, Borré tentou o gol em duas boas oportunidades e Nacho Fernández viu sua finalização passar raspando a trave de Fábio.
Os times voltaram para o segundo tempo e fizeram uma partida bem mais calma e com cautela, já que ninguém queria se arriscar e correr o risco de tomar um gol. A equipe do Cruzeiro apresentou uma melhora e criou algumas jogadas de perigo, enquanto o River tentava manter o controle da partida. Acabou que os goleiros não precisaram se esforçar tanto na segunda etapa e o jogo foi para os pênaltis.
E foi nas penalidades que a má fase do Cruzeiro ficou ainda pior e o público de 55.567 pessoas no Mineirão viram o time dar tchau a competição. Henrique e David desperdiçaram suas cobranças, enquanto os jogadores do River Plate converteram todas as penalidades. Com o placar de 4 a 2, os argentinos estão nas quartas de final e aguardam o vencedor entre San Lorenzo e Cerro Porteño.
Palmeiras x Godoy Cruz
E os 35.666 torcedores presentes no Allianz Parque viram uma chuva de gols do Verdão. 4 x 0 e classificação garantida para as quartas de final.
Apesar da goleada, o primeiro tempo do confronto deixou a desejar e foi fraco. As equipes não conseguiram criar chances reais de gol e erravam muitos passes. O Palmeiras até tentou propor o jogo, mas não conseguia ir bem ao ataque adversário.
Já no segundo tempo o jogo foi outro. A equipe do Palmeiras voltou muito mais disposta e querendo jogo, e isso já ficou claro logo aos 3 minutos quando Gustavo Gómez acertou um belo cabeceio e fez o goleiro Mehring trabalhar. Foi aos 11 minutos que surgiu a polêmica do jogo. Com auxílio do VAR, o juiz marcou um pênalti duvidoso para o Palmeiras e foi alvo de muita reclamação pelo lado argentino. Raphael Veiga, que não tinha nada a ver com isso cobrou e abriu o placar. Com pressão no ataque, aos 28, Borja aproveitou uma falha do goleiro para ampliar o placar. 10 minutos depois, foi a vez de Gustavo Scarpa deixar o dele, mais um do artilheiro do time na Libertadores com 5 gols. No final do jogo, Manzur foi expulso após uma entrada violenta em Dudu, que ainda iria marcar o quarto gol do Verdão aos 48 minutos.
Agora classificado, o time do Palmeiras aguarda nas quartas de final o vencedor do confronto entre Libertad e Grêmio.
Olimpia x LDU
E depois de 11 anos, a equipe da LDU está de volta as quartas de final da Libertadores. Após vencer o jogo de ida no Equador por 3 a 1, mesmo jogando com 1 a menos o time segurou o empate no Paraguai e eliminou a equipe do Olimpia.
O que chama a atenção é o número de finalizações. Foram 23 do Olimpia contra apenas 1 da LDU. E foi dessa única finalização da LDU que saiu o gol com Jhojan Julio. Ainda no primeiro tempo, o gol de empate do Olimpia com Mendieta.
Na segunda etapa, o autor do gol da LDU, Jhojan foi expulso. Com 1 a menos o time se segurou e ainda viu o Olimpia perder um pênalti aos 12 minutos com Mendieta. Classificada, a equipe equatoriana aguarda o vencedor entre Athletico-PR e Boca Juniors.

