É a Copa do Mundo de Mountain Bike que tem como favoritos o canadense Cory Wallace e a italiana Gaia Ravaioli
![]() |
Arena Ramez Tebet, na região central de Costa Rica, concentra todo o circo do Mundial de Mountain Bike neste final de semana ©Paulo Francis |
O Campeonato Mundial de Mountain Bike 24 horas Solo chega ao Brasil pela primeira vez na história da modalidade e será disputado neste final de semana, hoje e amanhã, na cidade de Costa Rica, na região norte de Mato Grosso do Sul, com 500 atletas de 12 países na largada de logo mais ao meio-dia na Arena Ramez Tebet, no centro da cidade. São 200 atletas a mais em relação aos 300 ciclistas que disputaram o Mundial de 2018, realizado em Fort William, na Escócia.
Fora os estrangeiros, a lista de ciclistas inscritos no Mundial de 2019 tem brasileiros de 18 estados. São 210 atletas sul-mato-grossenses que irão competir ao lado de nomes consagrados, como o canadense Cory Wallace, bicampeão do mundo no masculino em 2017 e 2018, o americano Taylor Lideen, vice-campeão mundial em 2018, e a italiana Gaia Ravaioli, campeã mundial no feminino em 2017.
Cory Wallace e Gaia Ravaioli são apontados como favoritos em suas categorias, mas o fato é que o final de semana em Costa Rica está recheado de estrelas do mountain bike mundial, e isso faz prever uma disputa bastante equilibrada.
Entre os principais adversários do canadense estão o vice-campeão de 2018, o norte-americano Taylor Lideen, e o goiano radicado em Brasília, Mario Veríssimo, vencedor do Pré-Mundial de MTB em 2018. Já o britânico Andrew Howett e o paraguaio Ernesto Rodrigues correm por fora.
No feminino, três ciclistas estrangeiras, a italiana Gaia Ravaioli, a ucraniana Elena Novikova (UCR) e a britânica Naomi Freireich, despontam como favoritas ao título em Costa Rica. Suas concorrentes são as brasileiras Kátia Franco, Daniela Borges, Fabrícia Terra, Sheila Gomes e Lilian Pio.
Veja abaixo a lista dos atletas da Elite Masculina e da Elite Feminina do mountain bike que estarão em ação na cidade de Costa Rica:
![]() |
Inaugurada em 2017, pista de mountain bike em Costa Rica, uma das mais modernas do Brasil ©Paulo Francis |
Elite Masculina:
- Cory Wallace (Canadá) - Bicampeão do mundo 2017/2018
- Taylor Lideen (EUA) - Vice-campeão mundial 2018
- Mario Veríssimo (BRASIL) - Campeão brasileiro 2018
- Andrew Howett (Inglaterra)
- Ernesto Rodrigues (Paraguai)
- Facundo Gomez (Argentina),
- Francisco José (Argentina)
- Santiago Gandia (Argentina)
- John Pyper (Austrália)
- Stuart Cornell (Austrália)
- Filipe Matos (Portugal)
- Pedro Maia (Portugal)
Elite Feminina:
- Gaia Ravaioli (Itália) - Campeã do mundo 2017
- Naomi Freireich (Inglaterra) - Campeã inglesa 2019
- Franciele de Almeida (BRASIL)
- Elena Novikova (Ucrânia)
O circuito de Costa Rica com 29 km de extensão promete ser um grande desafio para os atletas, porém, agradável. É que o percurso por onde os competidores vão passar tem algumas atrações turísticos de rara beleza, como a Cachoeira do Majestoso, no Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú.
Pelo regulamento, o objetivo da prova é completar o maior número de voltas no circuito dentro do tempo de 24 horas, mas no caso de empate o campeã será o atleta que terminar na frente. A cronometragem é feita com base nos dados do chip instalado na bike, e no caso de o ciclista perder o chip sua volta não será computada, podendo até ser desclassificado.
Por: Paulo Nonato de Souza

