CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    17/05/2019

    Em solenidade, ALMS reconhece contribuições do povo paraguaio ao Estado

    No total, 25 pessoas foram homenageadas durante o evento

    Homenageados receberam diploma de honra ao mérito
    A cultura paraguaia tomou conta do Plenário Deputado Júlio Maia na noite desta sexta-feira (17). A sessão solene em comemoração ao Dia do Povo Paraguaio marcou o reconhecimento à relevante cooperação, no contexto sócio-cultural e econômico, dada pela população do país vizinho ao Mato Grosso do Sul. No total, 25 pessoas foram homenageadas durante o evento proposto pelo deputado Cabo Almi (PT).

    “Nós temos que agradecer a esta Casa Legislativa, porque nós nos sentimos sempre honrados e satisfeitos pela homenagem, somos reconhecidos e respeitados. Nos sentimos valorizados, porque nossos ancestrais são um povo muito sofrido”, destacou o presidente da Associação Colônia Paraguaia de Campo Grande, Albino Romero.
    Proponente do evento, Cabo Almi destacou a relevância dos paraguaios para MS
    Para Cabo Almi, a homenagem ressalta a relevância da vinda dos paraguaios para o Estado. “É importante fazermos um reconhecimento àqueles que ousaram viver em Mato Grosso do Sul e contribuir direta ou indiretamente com o desenvolvimento do nosso Estado. Sem os irmãos paraguaios, tenho certeza de que o desenvolvimento de MS teria sido menor”, avaliou Almi.

    O presidente da Casa de Leis, deputado Paulo Corrêa (PSDB), enfatizou a herança cultural de MS herdada pela relação entre brasileiros e paraguaios. “A gente aprendeu muito com o povo paraguaio. Estão inseridos na nossa cultura o tereré, a sopa paraguaia, a chipa, o chamamé e a polca. Temos muito a ver com essa cultura”, afirmou Corrêa.

    Também participou da cerimônia o cônsul geral do Paraguai, Ricardo Caballero. “Estou impressionado positivamente que homenagearam pessoas que vieram contribuir com o crescimento e a grandeza de Mato Grosso do Sul e que também encontraram aqui um futuro positivo, por isso estou muito feliz”, destacou.

    Em nome dos agraciados com o diploma honra ao mérito, a diretora-presidente da Fundação de Cultura de MS, Mara Caseiro, falou sobre o sentimento de receber a honraria. “Recebemos tantas influências desse povo. Temos o maior respeito pelo povo paraguaio e isso é que faz diferença, é rico. Sinto-me lisonjeada de estar sendo homenageada junto com esse povo que deixou aqui a sua história. É uma honra estar aqui. Viva a colônia paraguaia no MS”, disse a homenageada.

    Também foram agraciados: Annelise Cavalcante; Carlos Alberto de Assis; Carlos Benites; Carmen Romero; César Afonso; Deise Bogolin; Dionicia Valdes; Edna Benites; Ezequiel Ramos; Geraldo Nunez; Iva Stuani; Ivair de Souza; Maria Riveiros; Mario da Silva; Marlene da Silva; Ricardo Martines; Roberto Silva; Wilma Peralta; João Miguel Vilhalva; Anuncia Ayala; Adair Riquelme; Brigida Ortiz; Angelo Ximenes; e Paulo Fossati.



    Por: Evellyn Abelha



    Imprimir