CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    16/05/2019

    BATAGUASSU| Caminhada pede fim do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

    Ação marca passagem do Dia Nacional do Combate à Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes comemorado em 18 de maio

    ©DIVULGAÇÃO 
    A Prefeitura de Bataguassu, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Política para Mulheres, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) realizaram nesta quinta-feira, dia 16 de maio, no período da manhã, uma caminhada que marcou as ações alusivas ao Dia Nacional do Combate à Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes lembrado em 18 de maio.

    A iniciativa que faz parte da campanha “Faça Bonito” reuniu os participantes dos projetos Leãozinho do Pardo (Lions Clube), Bombeiros do Amanhã e Instituto Mirim; alunos de escolas locais; da Apae de Bataguassu, membros do Conselho Tutelar, servidores das secretarias municipais e de demais órgãos que fazem parte da rede de proteção ao público infantojuvenil. A secretária municipal de Assistência Social, Trabalho e Política para Mulheres, Ana Nely Castello Branco Sanches também esteve presente no evento.
    ©DIVULGAÇÃO
    Com saída de frente da Prefeitura, a caminhada percorreu a Avenida Aquidauana, área central e teve dispersão na praça Manoel Cecílio de Lima (praça da Roda). “Nossa intenção é mobilizar toda a sociedade e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos das crianças e adolescentes”, destaca a coordenadora do Creas, Elaine Kotay Lira, ao explicar o objetivo da atividade.

    A coordenadora informa que atualmente a equipe do Creas realiza o acompanhamento de 20 casos de violência praticados contra crianças e adolescentes no município. “Temos ainda em torno de 10 casos com suspeitas que temos atendido também”.

    Elaine destaca a importância do rompimento do silêncio da vítima assim como da participação da sociedade que pode denunciar possíveis casos de violência. “Qualquer pessoa pode denunciar algum tipo de situação nesse sentido. O Conselho Tutelar assim como o Creas ou até mesmo o disque 100 em que a denúncia é feita de forma anônima devem ser acionados, ajudando assim a combatermos esse tipo de prática”, finaliza.

    Programação

    Nesta sexta-feira, dia 17 de maio, à partir das 9 horas (horário de Brasília), o Creas com apoio de demais membros da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Política para Mulheres realizarão uma panfletagem na base da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em alusão ao tema.

    Por que 18 de maio?

    Neste dia, em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos.

    Com a repercussão do caso e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes a partir da aprovação da Lei Federal 9.970/2000.

    O caso “Araceli” como ficou conhecido, ocorreu há mais de 40 anos, mas infelizmente situações absurdas como essa ainda se repetem.
    ©DIVULGAÇÃO
    ©DIVULGAÇÃO

    ASSECOM


    Imprimir