Paulo Corrêa apresentou comentou, na tribuna, o assunto contido nos dois requerimentos apresentados por ele
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), registrou nesta manhã (28) a importância da realização do estudo do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) para a região da Serra de Bodoquena. “Resultado da reunião que tive ontem com o deputado federal Vander Loubet (PT/MS) e a Dra Lívia Medeiros Cordeiro, que veio falar das especificidades e diferenças da região da Serra de Bodoquena, um bioma completamente diferente do que temos em todo o Estado, patrimônio de Mato Grosso do Sul, apresento agora um requerimento para estabelecer um Zoneamento Ecológico-Econômico na região da Serra da Bodoquena”, destacou.
O requerimento deve ser encaminhando ao governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), com cópias ao secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, e ao desembargador Alexandre Bastos, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS). “O desembargador Alexandre Bastos tomou para si todas as ações de meio ambiente propostas em Bonito. A Casa de Leis enquanto amicus curae está então pleiteando providências para realização do Zoneamento Econômico e Ecológico da Serra da Bodoquena com o objetivo de proteger a região onde está o melhor destino de turismo sustentável do mundo. A Casa de Leis cumpre então sua função de legislar em benefício da preservação do meio ambiente estadual”, ressaltou.
“Com o zoneamento será possível delimitar as áreas mais frágeis da Serra do Bodoquena, selecionar atividades e locais onde as práticas são adequadas e orientar melhor os proprietários da região. Isso é necessário, pois muitos avançaram os limites das margens. É preciso delimitar até onde vai o direito do agricultor e do produtor, e até onde vai o do trade turístico, para que as intervenções a serem feitas tenham um certo regramento”, considerou o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado Paulo Corrêa.
O deputado Lidio Lopes (PATRI) considera a questão muito crítica. “Fiz questão de conhecer os 38 passeios catalogados em Bonito e fiquei muito preocupado em ver a situação mostrada pelo programa veiculado na TV. Eu tinha certeza que esta Casa de Leis ia se posicionar junto ao governo do Estado em relação a este problema” ressaltou o parlamentar.
Previdência – O deputado Paulo Corrêa também apresentou requerimento para reserva do Plenário Deputado Júlio Maia, no dia 17 de junho, a partir das 14h, a pedido do deputado federal Beto Pereira (PSDB/MS), para a realização do Seminário Regional da Reforma da Previdência, com a presença do relator na Comissão Especial da Câmara dos Deputados, deputado federal Samuel Moreira (PSDB/SP).
“A Assembleia de Mato Grosso do Sul será a voz e o voto de todos os deputados e de toda a sociedade sul-mato-grossense, que poderá encaminhar sugestões e opiniões e participar ativamente deste dia que será muito produtivo, onde poderemos avaliar quais são os impactos e quais as sugestões do Estado para que ele possa contemplar no relatório”, registrou o presidente da Casa de Leis, deputado Paulo Corrêa.
Por: Christiane Mesquita