CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    29/04/2019

    No ‘Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial’, Cassems realiza ação com orientações e exames para seus beneficiários

    ©Messias Ferreira
    Durante toda a última sexta-feira (26), a Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) realizou, na sede do plano de saúde, ações para combater e prevenir a hipertensão. O evento, que foi realizado em alusão ao “Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial”, é uma atividade do programa de prevenção da Caixa dos Servidores, “Viva Saúde – Programa de Inclusão de Hábitos Saudáveis”, em parceria com o Instituto Ação e Cidadania (IAC).

    Os beneficiários e colaboradores da Cassems puderam realizar vários exames, como aferição de pressão arterial, glicemia capilar, tiragem de peso, altura, índice de massa corporal (IMC) e circunferência abdominal. Também foram oferecidas orientações nutricionais e sobre a importância da prática de exercícios físicos.

    A nutricionista Juliana Rodrigues fez parte da equipe que atendeu nesse dia especial. Segundo ela, o acompanhamento nutricional é fundamental para se evitar a hipertensão e para quem já é hipertenso.

    “Hoje, a gente está aqui para informar as pessoas sobre todos os programas de prevenção que a Cassems oferece, não só para hipertensão, mas também para a atividade física e nutricional. A importância desse evento é poder destacar a prevenção como a melhor forma de evitar esse mal. Para o paciente que já é hipertenso, ou diabético, nós estamos dando todo o suporte e orientações. A nutrição é de extrema importância no tratamento da hipertensão. Atualmente, as pessoas se alimentam muito mal, com muitos produtos industrializados, com muito sódio, que está diretamente ligado ao aumento da pressão arterial. Todo paciente hipertenso, além da medicação, tem que fazer atividade física e ter uma dieta balanceada”.

    A beneficiária Rosalice Lima fez todos os exames disponíveis na ação e o que chamou a sua atenção foi “a segurança que eu senti em estar aqui na Cassems e ter esse cuidado. A gente tem que estar sempre de olho no cuidado com a saúde. Fiz todos os exames e está tudo bem, um pouco acima do peso, mas isso a gente resolve com um pouco de exercício”.

    Também beneficiária, Ariane Ibarra adorou a possibilidade de fazer poder fazer exames quando foi ao dentista. “Por causa da correria do dia a dia, a gente acaba deixando passar, então, eu aproveitei que vim ao dentista e resolvi ver como está a minha pressão arterial. Como eu não tenho tanto tempo para fazer esses exames, aproveitei essa oportunidade. Também fiz exame de glicemia e o resultado está um pouco alterado, então vou ter que mudar a alimentação e fazer um pouco mais de exercício”.

    A educadora física e responsável pela atenção primária com os beneficiários por meio do IAC, Thais Gonçalves, explica como funciona o atendimento do “Viva Saúde” e qual o balanço de 12 anos de existência do programa de prevenção.

    “O ‘Viva Saúde’ é um programa de hábitos saudáveis da Cassems. Ele já tem 12 anos de existência atendendo os servidores públicos e, hoje, estamos atendendo esse público formado por beneficiários e colaboradores de Campo Grande. O nosso atendimento consiste em ir até Unidades Cassems, secretarias de Governo e escolas estaduais, ou seja, visitar o servidor público no seu ambiente de trabalho. O nosso objetivo é dar orientações sobre a hipertensão e a importância da prática de atividade física, além do cuidado nutricional. Durante esses anos, nós percebemos que a população é ainda um pouco equivocada sobre o que é a hipertensão arterial e como tratar. Por isso, a necessidade de levar informações as pessoas”.

    Viva-Saúde

    O programa visa a prevenção de doenças de riscos cardiovasculares (hipertensão arterial, diabetes melittus, sedentarismo, obesidade e dislipidêmicos) com atenção para a prevenção primária com campanhas educativas e ações de atendimento, massificando a importância de cuidados com o controle do peso, a prática de exercícios físicos regulares, a nutrição saudável, entre outras práticas para melhorar a qualidade de vida. Ainda, realiza a atenção com a saúde secundária, com triagem clínica realizada no local de trabalho do servidor público estadual.

    ASSECOM



    Imprimir