CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    04/04/2019

    EXPOGRANDE 2019| Conquista de mercados dá o tom na abertura da Feira

    Na solenidade de início da 81ª edição da feira agropecuária, que reuniu toda a classe política do Estado, ênfase foi nas perspectivas de expansão do setor

    Ministra da Agricultura foi homenageada com um selo postal em comemoração aos 81 anos da feira ©Danúbia Burema
    A perspectiva de conquista de novos mercados para as exportações agropecuárias de Mato Grosso do Sul deu o tom na abertura da 81ª edição da Expogrande. A solenidade realizada no tatersal de elite reuniu ministros e toda a classe política do Estado e contou com visita das autoridades aos estandes da feira no Parque de Exposições Laucídio Coelho.

    Ministra da Agricultura, Tereza Cristina (DEM) foi homenageada com um selo postal em comemoração aos 81 anos da feira. “É a primeira mulher que é selo na Acrissul. Ela estará em todas as cartas pelo Brasil sorrindo e saudando o agronegócio”, afirmou o presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Jonatan Barbosa.

    Em sua fala, a ministra agradeceu pelas homenagens e enfatizou a importância de conquistar novas fronteiras no agronegócio. Segundo Tereza Cristina, viagem recente em comitiva presidencial aos Estados Unidos deixou explícito o quanto investidores internacionais têm interesse no Brasil.

    “Esse é um dos principais pontos que nós temos que trabalhar: a abertura de novos mercados para que os nossos produtos cheguem lá e nós possamos continuar essa escalada de sucesso do agronegócio”, enfatizou. De acordo com ela, frigoríficos do Estado estão inclusive na lista de missão norte-americana que vem ao Brasil em junho deste ano para avaliar a possibilidade de retomada das exportações de carne in natura.

    Em seu discurso, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) destacou que é preciso credenciar mais plantas e fortalecer a classe produtora com vistas ao mercado internacional. Também enfatizou a necessidade de modernizar a infraestrutura e a logística de escoamento da produção. “Precisamos abrir o mercado. Ter mais competitividade. Valorizar nosso produto. A carne brasileira está relativamente barata em relação às carnes do mundo todo”, avaliou.

    Coordenador da bancada federal, o senador Nelsinho Trad (PSD) também ressaltou em seu discurso que é preciso “procurar novos mercados para o nosso País”.

    Entraves e perspectivas

    Tereza Cristina falou ainda sobre a necessidade de apresentar a imagem real do agronegócio brasileiro. “Temos que desconstruir a imagem que levaram lá pra fora do nosso País”. Segundo a ministra, há também outras ameaças ao agronegócio, como as leis que servem como entrave, mas ela acredita na pujança do setor. Ainda sobre as exportações, a ministra mencionou o mercado chinês a sua necessidade de proteína, após a peste suína prejudicar a produção nacional. De acordo com ela, o Brasil é um dos únicos três países do mundo que podem atender essa demanda chinesa. “Mato Grosso do Sul é o berço dessa boa produção”, vislumbrou.

    Feira

    A expectativa da organização do evento é atrair até o domingo (14) 120 mil pessoas. O movimento na economia deve ser maior do que o ano passado: R$ 26,5 milhões em negócios são esperados pela organização. Além dos shows, neste ano, a Acrissul realizará vários campeonatos nacionais. “Teremos na Expogrande deste ano, o 1° campeonato nacional da raça Brangus, seguido do 1° campeonato nacional da raça Nelore e o 1° campeonato de gado de leite, vai ter torneio para ver que raça dá mais leite no balde, quantos litros e quantas vezes se ordenham. Teremos shoppings especiais, 14 leilões e esperamos movimentar R$ 10 milhões nos leilões”, explicou o presidente da Acrissul. Na agenda de shows, constam as seguintes atrações:

    05 de abril: Zé Neto & Cristiano / Thiaguinho

    06 de abril: Bruno & Marrone / João Gustavo e Murilo

    12 de abril: Jorge & Mateus / Israel e Rodolffo

    13 de abril: A67 / Gabriel Diniz


    Fonte: Midiamax
    Por: Danúbia Burema 



    Imprimir