CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    27/03/2019

    BATAGUASSU| Fumacê passa por bairros de Bataguassu para reforçar combate ao mosquito da Dengue

    Aplicação de inseticida prossegue atendendo emergencialmente bairros com focos da doença

    ©DIVULGAÇÃO
    A Prefeitura de Bataguassu, através da Secretaria Municipal de Saúde está promovendo a aplicação de inseticida em bairros do município com registros de focos do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue e de outras doenças como zika e chikungunya

    Segundo a coordenadora municipal de Saúde, Paula Romão Dias, dois Agentes de Endemias que passaram por treinamento em Três Lagoas estão operando a máquina motorizada denominada “Leco” ou conhecida popularmente como “fumacê”.

    Desde o dia 20 de março, os trabalhos estão sendo desenvolvidos em dois períodos: das 5 às 9 horas; e das 17 às 20 horas atendendo os bairros com maior concentração de casos registrados de dengue no município (Jardins Santa Rosa, Santa Luzia, Acapulco, Real, Solitto, Santa Maria e adjacências).

    Paula orienta os moradores a deixarem as janelas e portas das residências abertas para que o inseticida adentre nas moradias e consiga eliminar os mosquitos.

    A intenção, segundo ela, é que todo o município seja atendido com o fumacê no decorrer das próximas semanas.

    Conforme dados da pasta, o município já registrou 76 casos confirmados da doença com um total de 130 notificações.
    ©DIVULGAÇÃO
    “Diante desses casos, solicitamos aos moradores que fiquem atentos aos seus quintais, observem a limpeza de caixas d’água e redobrem os cuidados básicos para evitarmos uma epidemia de dengue. A melhor forma de se evitar o vetor é combatendo os locais propícios para sua criação. O trabalho contínuo necessita da ajuda de todos”.

    ORIENTAÇÕES EM COMBATE AO AEDES

    A coordenadora destaca que entre as orientações é importante não permitir o acúmulo de água em latas, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d` água, tambores, sacos plásticos, lixeiras, ambientes estes propícios para a proliferação do mosquito.

    Paula reforça que a qualquer sintoma, como febre alta, dores de cabeça e no corpo; vômito e diarreia, é necessário que o paciente procure atendimento médico.


    Por: Bianca Lima



    Imprimir