CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    12/02/2019

    Senador Nelsinho Trad se manifesta por mais ações pela educação

    Senador Nelsinho Trad faz primeira aparte no Senado e se manifesta por mais ações para Educação

    ©Roque de Sá/Agência Senado
    Ex-prefeito de Campo Grande recorda o modelo de gestão compartilhada nas escolas e a implantação do ensino em tempo integral

    “Tudo o que se faz pela Educação ainda assim é pouco, temos que fazer muito mais”, declarou na última segunda-feira (11/02) o senador de Mato Grosso do Sul Nelson Trad Filho, Nelsinho Trad (PSD), em sua primeira aparte no Senado.

    O discurso do parlamentar sul-mato-grossense reforça o seu compromisso com o ensino no Brasil. O senador Nelsinho Trad se manifestou no plenário em pronunciamento do colega, senador do Distrito Federal, Izalci Lucas (PSDB), que elogiou o Governo do Estado do Distrito Federal. Na nova gestão brasiliense, quatro escolas da rede pública de Brasília terão o sistema de gestão compartilhada entre professores e efetivos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e a intenção, segundo Izalci, é estender até 200 escolas. “Senador Izalci, eu gostaria parabenizá-lo (pela manifestação), eu fui prefeito na Capital de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, durante oito anos, na gestão 2005 a 2012, nós tivemos essa experiência lá. Realmente em todas as escolas que apresentamos a gestão compartilhada, o desempenho administrativo e, também, o didático, foram notáveis e se destacaram das demais”, comentou o senador Nelsinho Trad. 

    Em entrevistas, o senador Nelsinho Trad sempre ressalta que deseja “ser o senador da Educação” e sugerir a implantação do modelo de escolas integrais em todo Brasil. Nessa ocasião, mais uma vez, Nelsinho Trad recordou com saudosismo das duas primeiras escolas arquitetonicamente planejadas para o ensino em tempo integral em Campo Grande, quando era prefeito de Campo Grande. “Nós idealizamos desde o nascimento na planta duas escolas por tempo integral com metodologia diferenciada, onde os professores foram capacitados a essa questão (gestão compartilhada) e qual foi a nossa surpresa? O resultado na prova do Ideb (melhor nota no índice)”, lembrou o senador Nelsinho Trad. 

    As duas unidades pioneiras de tempo integral em Campo Grande são Escola Ana Lúcia de Oliveira Batista no Bairro Rita Vieira e Escola Professora Iracema Maria Vicente, no Bairro Paulo Coelho Machado. Em cada uma, Nelsinho Trad, na época prefeito da Capital, disponibilizou atividades escolares, pesquisa, lazer e interatividade para 600 alunos, das 7h30 às 16h. Nesse período, os estudantes recebiam quatro refeições diárias: café da manhã, lanche matinal, almoço e lanche da tarde. 

    Atualmente, a implantação do tempo integral em escolas de Mato Grosso do Sul faz parte de diretriz do Ministério da Educação, por meio do Programa Escola de Autoria, desenvolvido pela SED (Secretaria de Estado de Educação). Além das duas escolas municipais da Capital citadas pelo senador Nelsinho Trad, existem 17 escolas estaduais que oferecem período integral, oito delas estão situadas em Campo Grande e outras quatro distribuídas pelos municípios de Corumbá, Dourados, Maracaju e Naviraí.

    ASSECOM



    Imprimir