CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    22/02/2019

    BATAGUASSU| Prefeitura inicia construção da sede própria do CAPS

    ©DIVULGAÇÃO
    A Prefeitura de Bataguassu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde deu início recentemente a construção da sede própria do Centro de Atenção Psicossocial (Caps). A unidade que atua no tratamento de pessoas com transtornos mentais ficará localizada ao lado do Centro de Reabilitação Física Municipal, na rua Bertoldo Borges, no bairro Residencial Modelo. 

    Com área de 365,86 metros quadrados, a unidade contará com sala de psicólogo, sala de enfermagem, sala de repouso, sala de atividades, consultório médico, banheiros com acessibilidade, pátio, cozinha, vestiário, depósito e dois quiosques. O investimento é na ordem de R$ 540.571,03 mil em recursos próprios.

    Segundo o prefeito Pedro Arlei Caravina, a sede própria do Caps vai oferecer um local adequado para todo o processo de atendimento dos pacientes. “Com a nova sede, teremos uma estrutura ampla, adequada e própria para prestarmos este tipo de atendimento especializado, diminuindo as dificuldades já vividas por esses pacientes, garantindo mais respeito e dignidade aos usuários bem como melhores condições de trabalho aos servidores lotados no órgão”.

    A obra deve ser concluída em 180 dias.

    CAPS

    Na rede municipal de saúde, quem precisa de atendimento para transtornos mentais por meio de demanda espontânea ou de encaminhamento pela rede ampliada de assistência, incluindo os serviços de saúde, de serviço social ou de justiça é encaminhado e tratado no Caps.

    Um total de 16 pacientes recebem atendimentos diariamente na unidade (inclusive recebendo três refeições diárias no local), que fica localizada na Avenida Mato Grosso, 628 esquina com a Avenida Campo Grande, em um prédio alugado.

    Incluem-se nos atendimentos atividades físicas, terapia (com ou sem medicamento dependendo dos casos), atendimento domiciliar (medicação injetável), atendimento psicossocial além das consultas semanais voltadas ao público interno externo com o médico psiquiatra (em torno de 18 consultas por semana oferecidas atualmente).

    Fazem parte do quadro de profissionais do Caps, uma enfermeira, uma assistente social, um médico psiquiatra, um psicólogo, um auxiliar de serviços gerais, um motorista, um educador físico e uma cozinheira.



    ASSECOM


    Imprimir