CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    08/01/2019

    Como as empresas podem obter abatimento no Imposto de Renda

    Com doações sociais, é possível fazer o bem e ainda ter dedução fiscal 

    ©DIVULGAÇÃO
    Já pensou em fazer uma boa ação e, ao mesmo tempo, ganhar abatimento no imposto de renda? Saiba que tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem se beneficiar dessa medida. As doações precisam ser feitas até o dia 28 de dezembro de cada ano e devem ser para um fundo vinculado ao Governo, que faça o repasse desse valor às instituições. No caso de pessoas físicas, o limite é de 6% para projetos que ajudam crianças, adolescentes, idosos, esporte, audiovisual e cultura. A declaração deve ser feita pelo modelo completo. 

    A doação também pode ser realizada para fundos de apoio a pacientes com câncer e pessoas com deficiência. Nesse caso, no entanto, cada doação pode ser de 1% para cada tipo de instituição. Somados aos 6%, a dedução pode chegar a 8%. No caso de pessoas jurídicas, é possível abater até 9% do imposto de renda. Todos os modelos de empresas podem doar, de corporações que criam sistemas empresariais, como ERP online, empresas logísticas, startups até comércios, supermercados e lojas. Para fazer o redirecionamento das contribuições, é preciso procurar um fundo que atenda a instituição com a qual deseja colaborar. 

    Caso a doação seja feita de forma direta para uma instituição que não participe de nenhum fundo governamental, o imposto não poderá ser abatido. 

    Para se ter uma noção do quanto pode ser doado, tome como base a declaração do IR anterior. Se o imposto devido era de 10 mil reais, por exemplo, o contribuinte poderia destinar 600 reais para os fundos sociais. O benefício também vale para as pessoas que possuem imposto a receber. Nesse caso, a restituição pode ser ainda maior. 

    O problema é a falta de informação sobre essa opção de abatimento do imposto de renda. De acordo com a pesquisa doação Brasil 2015, dos 57,4 milhões de pessoas que doaram para projetos sociais, apenas 6% fizeram uso da dedução fiscal. O Hospital de Amor (antigo Hospital de Câncer de Barretos), referência na América Latina no tratamento do câncer, é uma das instituições que recebe a parcela do IR destinado a projetos sociais para complementar a renda. Até o final do mês de dezembro de cada ano, o hospital promove a campanha de doação “Caminhos de Amor”. 

    Outro exemplo de instituição que se beneficia das doações é o hospital pediátrico Pequeno Príncipe, em Curitiba. O local recebe doações de pessoas físicas desde 2012, para cobrir o déficit gerado pelo atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Até 2017, o hospital captou 13 milhões de reais por meio desse sistema.



    Imprimir