CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    14/12/2018

    Sanesul investe em tecnologia de armazenamento de dados

    Espaço de armazenamento para backup da Sanesul é de 78 terabytes

    Inauguração do Site Backup nesta sexta-feira ©André Vasconcelos
    O Governo do Estado, por meio da Sanesul, inaugurou nesta sexta-feira (14) mais um investimento em tecnologia. Trata-se do ‘Site Backup’, que consiste em uma infraestrutura de alta performance para armazenar/replicar toda a infraestrutura de servidores, backup e banco de dados em tempo real. Tal procedimento mantém a disponibilidade e a segurança das informações administrativas, contábeis e financeiras para que a Empresa opere suas atividades sem interrupção. 

    De acordo com o gestor do Centro de Dados e Telecomunicações da Sanesul, Aulus Augustus, com essa nova tecnologia é possível gerenciar online toda a estrutura de servidores da Empresa, garantir o armazenamento seguro de todos os dados, bem como recuperar as informações em um curto espaço de tempo, caso ocorra um algum desastre.

    O gerente de Tecnologia de Informação da Sanesul, Altair Fernandes, explica que essa nova estrutura proporciona segurança e maior agilidade ao fazer o backup (cópias de segurança).

    “Antes, a capacidade de armazenamento da Sanesul era de 27 terabytes. Hoje esse tamanho aumentou para 78 terabytes. Isso irá garantir uma expansão segura para os próximos anos, atendendo à demanda de crescimento mensal da empresa”, disse o gerente.

    Outra característica apontada pelo gerente é em relação ao tempo de duração para fazer as cópias de segurança, que agora ficou 10 vezes mais rápido.

    “Investiremos recursos de aproximadamente 2,2 milhões nessa estrutura de Backup com toda estrutura de física e de armazenamento para a redundância necessária do nosso banco de dados e de informações. Foi uma opção de investimento fundamental para suportar nosso negócio”, ressaltou Altair. 

    A diretoria de Administração e Finanças, responsável pela área de tecnologia, enfatiza que o principal objetivo é garantir a continuidade dos serviços pela Sanesul em caso de incidentes, sem comprometer a operação da Empresa. 

    “Isso é fundamental, pois assegura que riscos de paralisação que podem trazer prejuízos irreparáveis para organização não ocorram. Podemos assim, com um baixo investimento, garantir a sustentabilidade da financeira e operacional Empresa a curto, médio e longo prazo”, complementa o diretor André Soukef.

    A inauguração ocorreu na manhã de hoje, no complexo Maria Cecília Barbosa, em Campo Grande. Além do governador Reinaldo Azambuja e do diretor-presidente da Sanesul, Luiz Rocha, também estiveram presentes demais diretores e funcionários da estatal, deputados estaduais e prefeitos de vários municípios do Estado.

    ASSECOM



    Imprimir