Cerimônia começou por volta das 20h e eleitos anteciparam seus planos para o mandato
Candidatos eleitos nas eleições 2018 para os cargos de governador e vice, senador e suplentes e deputados federal e estadual são diplomados hoje, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande. Cerimônia, presidida pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS), desembargador João Maria Lós, teve início por volta das 20h.
Governador reeleito para o segundo mandato, Reinaldo Azambuja (PSDB), entrou pelos fundos e não deu declarações à imprensa. O vice, Murilo Zauith, elogiou a primeira gestão de Azambuja e disse que está em conversa com o governador sobre o secretariado. "Ele quer que eu participe, tenha um cargo. A conversa é mais da infraestrutura".
Atual vice-governadora e deputada federal mais votada no Estado, Rose Modesto afirmou, antes da diplomação, que a votação expressiva aumenta a responsabilidade e compromisso para com eleitores. “Sempre acreditei na força do trabalho. Como vereadora nas duas vezes que fui, como vice-governadora e secretária, sempre estive perto da base, para ouvir problemas problemas e buscar solução. Hoje meu sentimento é de alegria, gratidão, mas também de muita responsabilidade de sair nessa eleição como a deputada mais votada”, disse.
Já o deputado estadual mais votado, Capitão Contar (PSL), assumirá pela primeira vez um cargo político e afirmou que trabalhará para expandir o interior do Estado. “Minhas ideias são para a municipalização e não centralizar tudo em Campo Grande, de modo que possamos acompanhar o desenvolvimento de outros estados. Estamos estagnados em 79 municípios, enquanto outros estados já tem mais de 100, então precisamos entender o que aconteceu em MS. Essa é a nossa meta”, afirmou.
Eleito senador, Nelsinho Trad afirmou que é preciso estar atento as reformas que o governo federal vai encaminhar ao Congresso “e debatê-las dentro da serenidade de quem legitimamente está representando a população sul-mato-grossense”.
Soraya Thronicke, que também irá ocupar uma cadeira no Senado, disse estar confiante com o futuro governo do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) e que afirmou que a relação com o governo estadual será da melhor maneira. “Quero trazer o máximo de recursos para o Estado”, afirmou, acrescentando que irá votar na senadora Simone Tebet para assumir a presidência do Senado.
A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. Segundo o Código Eleitoral (art. 215, parágrafo único), no diploma deve constar o nome do candidato, a indicação da legenda sob a qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito ou a sua classificação como suplente, e, facultativamente, outros dados a critério do juiz ou do tribunal.
Na ordem em que recebem os diplomas, confira a lista dos diplomandos:
DEPUTADO ESTADUAL
1. João Henrique Miranda Soares Catan
2. Luiz Carlos Correia de Lima
3. Evander José Vendramini Duran
4. Antônio Vaz Neto
5. Gerson Claro Dino
6. Herculano Borges Daniel
7. Roberto Razuk Filho
8. Londres Machado
9. Pedro Cesar Kemp Gonçalves
10. José Almi Pereira Moura
11. João Eduardo Barbosa Rocha
12. Márcio Fernandes
13. Rinaldo Modesto de Oliveira
14. Marçal Gonçalves Leite Filho
15. José Carlos Barbosa
16. Luiz Felippe Ribeiro Orro
17. Paulo José Araújo Correa
18. Lidio Nogueira Lopes
19. José Roberto Teixeira
20. Onevan José de Matos
21. Renato Pieretti Câmara
22. Jamilson Lopes Name
23. Carlos Alberto David dos Santos
24. Renan Barbosa Contar
DEPUTADO FEDERAL
1. Dagoberto Nogueira Filho
2. Luis Alberto Ovando
3. Vander Luiz dos Santos Loubet
4. Loester Carlos Gomes de Souza
5. Tereza Cristina Correa da Costa Dias
6. Humberto Rezende Pereira
7. Fábio Ricardo Trad
8. Rosiane Modesto de Oliveira
SENADOR
1.Soraya Vieira Thronicke
1º Suplente: Rodolfo Oliveira Nogueira
2º Suplente: Danny Fabrício Cabral Gomes
2.Nelson Trad Filho
1º Suplente: José Chagas dos Santos
2º Suplente: Terezinha Bazé de Lima
GOVERNADOR
Reinaldo Azambuja
Vice: Murilo Zauith
Fonte: CE
Por: GLAUCEA VACCARI E RENATA VOLPE HADDAD
Por: GLAUCEA VACCARI E RENATA VOLPE HADDAD
* Colaborou Tavane Ferraresi

