CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    21/12/2018

    BATAGUASSU| Reunião discute segurança no comércio

    ©DIVULGAÇÃO
    Ontem, dia 20 de dezembro, às 9 horas, o prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina (PSDB) participou de uma reunião com representantes da Associação Empresarial de Bataguassu (Aciaba), Polícia Militar, Polícia Civil e Câmara de Vereadores para discutir a respeito da segurança no comércio do município devido o registro de furtos em estabelecimentos comerciais.

    No encontro realizado no gabinete municipal, o presidente da Aciaba, George Saito destacou os relatos de associados que passaram recentemente por situações de saqueamento. “Estamos preocupados com esses casos e acreditamos que o entendimento e parceria entre sociedade civil organizada, poder público e órgãos de segurança pública podem contribuir para a resolução desse problema”, comentou o presidente.

    O major da PM, Tony Oliveira assim como o delegado titular de Polícia Civil, Nilson Martins, presentes na reunião, comentaram a respeito da falta de efetivo além da situação de menores infratores, que são, de acordo com eles, responsáveis pela maioria dos registros de furtos no município. “Precisamos de mais efetivo e de vagas nas unidades que detém esses menores para que possamos encaminhar esses infratores para serem punidos e coibir esses tipos de situações”, disseram.

    Só a PM, por exemplo, relatou um déficit de 12 policiais nos últimos 3 anos e informou a necessidade de pelo menos oito novos PMs para apoiar o trabalho preventivo no município. A Polícia Civil necessita de pelo menos seis policiais.

    ©DIVULGAÇÃO
    Ambos representantes também passaram dicas de prevenção às ocorrências voltadas aos comerciantes como não armazenar grande quantidade de dinheiro em caixa ou cofres; manter um sistema de vigilância interna e externa em funcionamento e que caso percebam a ação de suspeitos nas proximidades dos estabelecimentos que informem imediatamente a polícia para que as medidas cabíveis sejam tomadas.

    Tanto a PM como a Civil informaram que operações especiais serão realizadas nos próximos dias, intensificando, desta forma, o policiamento no centro da cidade.

    Por parte do poder público, Caravina destacou que a prefeitura está desenvolvendo um projeto que prevê o monitoramento de prédios públicos e que diante da reivindicação, fará ajustes para estender esse projeto até as Avenidas Aquidauana e Campo Grande, área central e comercial do município. “Tivemos problemas com vandalismo em prédios públicos e a ideia é fazer uma central de monitoramento e organizar uma guarda municipal”, explicou.

    O prefeito salientou que levará a demanda ao governador do Estado Reinaldo Azambuja (PSDB) pedindo providências quanto à vinda de mais policiais para apoio da segurança local e sugeriu que em curto prazo, os comerciantes façam a contratação de vigilantes particulares principalmente devido o fluxo de pessoas e circulação de dinheiro com a proximidade das festas de final de ano.

    Participaram também da reunião os vereadores Denis Thomazinni e Pastor Alessandro; o delegado de Polícia Adjunto de Bataguassu, Daniel Wollz Marques além de empresários e demais policiais civis e militares.

    ASSECOM



    Imprimir