Campo Grande (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    22/11/2018

    Senai Empresa disponibiliza soluções em tecnologia na área de segurança em silos

    ©DIVULGAÇÃO 
    Com a intensificação na fiscalização das normas de segurança em Mato Grosso do Sul, o Senai Empresa tem reforçado o atendimento às agroindústrias com o oferecimento de soluções em tecnologia e inovação para a área de silos de grãos. Um dos focos é o desenvolvimento de projetos e soluções para adequação das agroindústrias às normas e legislações vigentes, como as normas regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho, muito exigida para garantir a segurança em silos utilizados para armazenamento de grãos.
    ©DIVULGAÇÃO
    Segundo o coordenador o coordenador do PSMI (Programa Senai de Manutenção Industrial) do Senai Empresa, Jeancarlos Lucietto, os silos de armazenagem de grãos oferecem riscos para os trabalhadores. “Acidentes de trabalho em armazéns agrícolas têm se tornado frequentes nos últimos anos. Dados da BBC News Brasil apontam que o ano com mais acidentes fatais foi 2017, quando tivemos 24 mortes, alta de 140% em relação ao ano anterior. Em 2018, já foram registradas 13 mortes até junho”, revelou.

    Ele acrescenta que, para reverter esse quadro, as empresas precisam adequar as suas estruturas de armazenagem de grãos com foco na melhora das condições de segurança. Neste sentido, o Senai Empresa tem investido em profissionais qualificados e tecnologias para inspeção das instalações agroindustriais e trabalhado no desenvolvimento de projetos para a adequação destas estruturas, como o uso de câmeras termográficas e drones.
    ©DIVULGAÇÃO
    “Na agroindústria a equipe utiliza drones modernos para a inspeção de grandes estruturas e com isso consegue observar detalhes que dificilmente uma pessoa conseguiria sem o equipamento. Já a termografia utiliza uma câmera especial para a inspeção de instalações elétricas, onde são avaliadas as condições de integridade e manutenção de quadros elétricos através da captação do calor gerado, além de desgastes mecânicos em rolamentos de motores, roletes de esteiras transportadoras, dentre outros”, completou Jeancarlos Lucietto

    Normas Regulamentadoras

    O técnico especializado do Senai Empresa, Thiago Alberto de Souza Alfonso, explicou que o Senai Empresa oferece consultorias para a implantação das NRs exigidas nos silos de armazenagem de grãos. “É um serviço difícil de ser encontrado no mercado pois requer grande conhecimento técnico multidisciplinar. No entanto, a indústria tem demandado muito este tipo de serviço ultimamente, frente a necessidade de se adequar à legislação e trazer mais segurança para o trabalhador”, destacou.

    Ainda conforme Thiago Alfonso, a legislação exige o cumprimento das normas regulamentadoras NR33, que trata de segurança em espaços confinados, NR 35, que trata de trabalho em altura, NR 10, que trata de instalações elétricas, e NR 12, que trata de máquinas e equipamentos, além da NR 23 e das Normas Técnicas do Corpo de Bombeiros, que tratam de proteção e combate a incêndio e pânico. “Para a fiscalização todos esses itens já deveriam estar adequados nas empresas, então é um serviço para ontem”, finalizou.

    Serviço 

    Mais informações pelo site www.senaiempresa.ms.senai.br/psmi ou pelo telefone (67) 3311-8500 ou pelo e-mail senaiempresa@ms.senai.br.

    ASSECOM


    Imprimir