CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    05/11/2018

    ISI Biomassa sedia nesta terça-feira o 8º Encontro da Escola Brasileira de Química Verde

    ©DIVULGAÇÃO
    Referência internacional em pesquisa aplicada à biomassa e em desenvolvimento de produtos, serviços e processos inovadores para a indústria, o Instituto Senai de Inovação em Biomassa (ISI Biomassa), localizado em Três Lagoas (MS), sediará, nesta terça-feira (06/11) e quarta-feira (07/11), o 8º Encontro da Escola Brasileira de Química Verde. O evento tem como objetivo promover a discussão de temas de interesse para a inovação no aproveitamento de resíduos de conversão química e bioquímica de biomassa utilizada em unidades localizadas no Brasil.

    Segundo o diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, o evento é a oportunidade de abrir as portas do ISI Biomassa para mostrar a capacidade do Instituto em termos de qualidade em equipamentos e em profissionais. “Três Lagoas está se tonando uma capital da química verde haja vista a potência das empresas de celulose e papel instaladas na região. Temos mais de um milhão de hectares de eucalipto plantados e existe todo um processo para que a gente busque cada vez mais aproveitar esse material não só na celulose, mas na produção de energia. Então abrir as nossas portar para um evento como esse é sempre de grande valia para o Senai”, afirmou.

    Conteúdo

    Na avaliação da diretora do ISI Biomassa, Carolina Andrade, sediar um evento nacional como o Encontro da Escola Brasileira de Química Verde é um grande presente para Mato Grosso do Sul. “Teremos a possibilidade de receber palestrantes e convidados internacionais e aproximar o diálogo com as indústrias da região. Teremos palestras com representantes de grandes indústrias, mas também teremos a participação de pequenas empresas, que vão debater sobre o reaproveitamento de resíduos. Acredito que não é um ganho apenas para o ISI Biomassa, mas para todo o Estado de Mato Grosso do Sul, que poderá participar desse evento”, destacou.

    Ela ainda reforçou a importância do conteúdo, já que o Brasil tem um reconhecido potencial para a geração de tecnologias a partir da biomassa, agregando valor a produtos e subprodutos de segmentos que já são altamente competitivos. “A globalização de cadeias produtivas levou muitas empresas a escolherem o País para o estabelecimento de parcerias de pesquisa, desenvolvimento e inovação em química verde”, completou.

    Programação

    Entre os temas que serão abordados durante o evento, destacam-se química verde e a biorrefinaria integrada, aproveitamento de matérias primas e materiais em correntes de resíduos de biomassa, introdução a processos químicos verdes, o papel de agentes financeiros na formulação, acompanhamento e viabilização financeira de projetos com elevado grau de incerteza, desafios e tendências na valorização da biomassa em correntes industriais.

    Para abordar estes assuntos também foram convidados especialistas de renome internacional, como o engenheiro-químico Eduardo Falabella, o professor do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), Bradley Olsen, os pesquisadores da Embrapa Luiz Alberto Colnago e José Manoel Marconcini, entre outros. Já os minicursos serão ministrados pelo doutor em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais da UFRS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Estevão Freira, pela química tecnológica Priscila Souza e pelo bacharel em química Danilo Pieroni.

    ASSECOM


    Imprimir