![]() |
©DIVULGAÇÃO |
O Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, Deputado Dr. Paulo Siufi, fará audiência pública na sexta-feira (30), para discutir a retenção de macas das ambulâncias e falta de leitos em Mato Grosso do Sul, às 14:30h, no Plenarinho Nelito Câmara.
Por falta de leitos, bombeiros e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) estão sendo impossibilitados de deixar pacientes nos locais de atendimentos de urgência e emergência na cidade. Em apenas 30 dias, foram contabilizados 102 casos de retenção de macas. Siufi usou a Tribuna na sessão de hoje (27/11), para falar sobre a situação que foi repercussão nacional e propôs audiência pública em busca de resolução.
“Campo Grande é uma das capitais brasileiras com o maior número de acidentes de trânsito, o que torna tudo mais agravante. Pessoas não estão sendo atendidas pela retenção das macas das ambulâncias, infelizmente isso já se tornou uma prática comum aqui no nosso Estado”, disse o deputado.
Na sexta-feira, o deputado espera contar com a presença do Secretário Municipal de Saúde de Campo Grande, Marcelo Vilela, o Secretário Estadual de Saúde, Carlos Alberto Coimbra, além de representantes do MPE (Ministério Público Estadual), Corpo de Bombeiros e Samu.
“Se preciso, vamos intermediar um TAC (termo de Ajuste de Conduta) para a resolução imediata, pois estamos vendo um deixa para depois e a população vem sofrendo com a sua vida colocada em risco”, afirmou Siufi.
Lei Municipal
Campo Grande possui a Lei 5.170/12, de autoria do Paulo Siufi, que proíbe a retenção de equipes, equipamentos, macas e ambulâncias do Samu e de outras unidades móveis hospitalares para atendimento de urgência e emergências públicas.
ASSECOM

