CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    25/08/2018

    Conselho Estadual de Turismo é reativado com participação da Fecomércio-MS e mais 18 entidades do setor

    Foto: Cristiane Benevides
    A efetiva representação da cadeia produtiva do turismo em Mato Grosso do Sul há muito é aguarda. Desde 2016, com a criação do Conselho Estadual de Turismo (CET), pelo Decreto Lei 14.595, entidades ligadas ao setor vislumbravam a necessidade de uma participação efetiva de atuação nas políticas públicas do setor.

    A partir do trabalho realizado pela Fecomércio-MS por meio do Conselho Empresarial do Turismo (Cetur), em união junto aos seus integrantes, que se chegou à demanda para que o CET, efetivamente, passasse a ser uma política de governo.

    De acordo com a gerente de Relações Institucionais da Fecomércio-MS, Tatiana Maachar, foram três marcos para o setor de turismo este ano. O primeiro, em julho, quando da publicação da Lei que tratava do Sistema Estadual de Turismo do Estado, da Política Pública Estadual para o Turismo e do Plano Estadual de Turismo, em agosto, com o Decreto Normativo que trata sobre a composição do CET, e agora o mais recente, a primeira reunião do Conselho, que foi reativado.

    “Em um momento em que há uma grande demanda por novas vagas de emprego que o turismo aparece como grande oportunidade de investimentos; é uma cadeia produtiva que envolve direta e indiretamente os setores primário, secundário e terciário”, enfatiza o presidente do Sistema Fecomércio-MS, Edison Araújo.

    O Conselho Estadual de Turismo (CET) tem em sua composição 19 membros sendo representantes de diversas entidades ligadas à cadeia do turismo. “Tem em sua missão apoiar e articular o planejamento do turismo no Estado, valendo-se do suporte técnico do Fórum Estadual de Turismo”, explica Tatiana.

    Durante a primeira reunião, realizada nesta quinta-feira (23/08), foram escolhidos por meio de eleição, tendo votação unânime, respectivamente, como presidente e vice da entidade, o Presidente Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-MS), Marcelo Mesquita, e o representante do Convention Bureau de Bonito MS, Rodrigo Coinete.

    Representando a Fecomércio-MS estão a primeira Secretária Executiva do Cetur-MS, Kassilene Vieira Carneiro, e a gerente de Relações Institucionais, Tatiana Maachar.

    Está agendada para o dia 05 de setembro a próxima reunião do CET, ocasião em que serão discutidos os aspectos que deverão nortear a formulação do Regimento Interno do Conselho. “Este momento é um marco para a cadeia produtiva do turismo”, comemora Edison.

    Histórico

    A representação do setor estava relacionada o Fórum de Turismo, que não possuía um caráter de Conselho. A última reunião realizada com as entidades, ocorreu em 2014, quando há época apresentava-se como gestora da Fundação Estadual de Turismo, Nilde Brum, atual secretária de Turismo e Cultura da Prefeitura de Campo Grande (MS).

    Fonte: ASSECOM
    Por: Cristiane Benevides - gerente de comunicação Fecomércio MS


    Imprimir