CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    31/07/2018

    TRÊS LAGOAS| Capacitação sobre higiene e manipulação de alimentos é oferecido a cozinheiras e nutricionistas da REME

    Curso com carga horária de 10 horas é ministrado pela nutricionista Suellen Mendes Magro

    Divulgação
    Oitenta e três cozinheiras e cinco nutricionistas da Rede Municipal de Ensino (REME) de Três Lagoas participam do Curso “Higiene e Manipulação de Alimentos”, no Serviço de Aprendizagem Comercial (SENAC), realizado pelo Departamento Administrativo e Núcleo de Alimentação Escolar, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC).

    Três turmas participaram da formação de 26 a 30 de julho, finalizando o curso no próximo sábado (04) com a presença do fiscal de contrato Ronan Tafarel e da presidente do Conselho de Alimentação das Escolas (CAE), Cidolina de Fátima da Silva que também participam da formação.
    Divulgação
    Segundo a nutricionista do Núcleo de Alimentação Escolar, Fernanda Machado Van Der Laan, “as cozinheiras e as nutricionistas, que também fizeram parte da capacitação, nos relataram que o curso está sendo muito proveitoso para todas. Estão adquirindo bastante conhecimento sobre higiene e manipulação de alimentos, bem como do trabalho em equipe”, disse.

    Para a cozinheira Lázara Maria de Souza, 60 anos, “o curso é espetacular. Cada ano é um aprendizado novo e a descontração da palestrante deste ano torna o curso ainda mais leve e interessante, rico em conteúdo”, disse.

    CURSO

    Fernanda Machado explicou que o curso tem como objetivo aperfeiçoar o profissional nas Boas Práticas em Higiene e Manipulação de Alimentos, visando assegurar a qualidade no recebimento, higienização, armazenamento de matéria prima e na produção de alimentos, evitando contaminações cruzadas e riscos à saúde dos consumidores.
    Divulgação
    A metodologia atende a Legislação Federal da ANVISA - RDC nº 216/2004 e a Legislação Municipal de Campo Grande Lei n.º 3.643, de 01 de setembro de 1999, que dispõe sobre a obrigatoriedade do treinamento em higiene e manipulação de alimentos para todos os trabalhadores que atuam em qualquer fase da cadeia alimentar, desde a produção até o consumo.

    No conteúdo programático de quatro dias está legislação sanitária; controle de água e pragas; controle da saúde do manipulador; higiene pessoal (banho, barba, bigode, cabelo, unhas, relógio, acessórios); produtos de higienização; lixo; higiene no local de trabalho; higiene dos alimentos; controle dos fornecedores; tempo X temperatura (influência nos microrganismos; influência da penetração do frio e/ou calor no alimento).

    ASSECOM


    Imprimir