CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    09/07/2018

    Justiça eleitoral tem mil vagas para mesários voluntários que queiram trabalhar nas eleições deste ano em Campo Grande

    Cadastro vai ficar aberto até próximo à data das eleições, mas a orientação é que os eleitores interessados sem serem voluntários manifestem o interesse o quanto antes.

    Mesários organizam e fiscalizam zonas eleitorais durante as eleições ©Gualberto Vita/G1
    Os cartórios eleitorais de Campo Grande têm 1.076 vagas disponíveis para os eleitores que queiram trabalhar como mesários voluntários nas eleições deste ano. Os interessados pode se cadastrar no site do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS).

    Segundo o TRE-MS, o cadastro vai ficar aberto até próximo à data das eleições, mas a orientação é que os eleitores interessados sem serem voluntários manifestem o interesse o quanto antes, já que a partir deste mês de julho, os cartórios dão inicio as convocações.

    O TRE-MS aponta ainda que o eleitor pode ser mesário voluntário somente na Zona Eleitoral em que vota. A Zona Eleitoral com o maior número de vagas é a 8ª, com 500, seguida pela 36ª, com 209; pela 44ª com 150, pela 53ª, com 137 e pela 35ª e 54ª, com 40 em cada uma.

    Para ser mesário, conforme a Justiça Eleitoral, é necessário que o interessado tenha mais de 18 anos, não seja candidato ou faça parte da diretoria de partidos políticos, não desempenho cargo de confiança no Poder Executivo e nem seja autoridade ou policial.

    Além de contribuir com a democracia, o cidadão que atua como mesário voluntário terá garantido dois dias de dispensa do serviço, público ou privado, por cada dia trabalhado nas eleições e de treinamento.

    Para alunos de faculdades e universidades as horas trabalhadas contam como atividade extracurricular, além de servir como critério de desempate em concurso público, quando estabelecido no edital.


    Por G1 MS


    Imprimir