CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    04/07/2018

    Em feira orgânica, Reinaldo entrega máquinas agrícolas para produção familiar

    São três máquinas que serão doadas à Prefeitura de Campo Grande

    ©Joaquim Padilha
    O governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), participou de uma solenidade na manhã desta quarta-feira (4) de entrega de máquinas agrícolas para a Prefeitura de Campo Grande, que deverão ser repassadas para famílias de pequenos agricultores. O evento ocorreu na Praça do Rádio, com a presença de produtores, vereadores e secretários.

    São três máquinas que serão doadas à Prefeitura, com recursos do Ministério da Agricultura, por meio de uma emenda parlamentar assinada pelo senador Valdemir Moka (MDB). Os recursos totalizam R$ 9 milhões.

    Segundo Reinaldo, a verba possibilitou a compra de mais de 140 máquinas agrícolas que foram distribuídas em todos os 79 municípios do Estado. Em Campo Grande, máquinas do tipo não eram doadas pelo governo estadual há doze anos.

    “Nós não podíamos deixar de atender o município de Campo Grande, que hoje tem uma representatividade importante na agricultura familiar”, disse o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck.

    Ainda segundo Reinaldo, outras 20 máquinas agrícolas devem ser compradas e distribuídas nos municípios do Estado, com recursos que sobraram das emendas parlamentares. “Nós compramos os equipamentos mais baratos e sobrou esse recurso, o Ministério autorizou para distribuir tanto para Campo Grande quanto para outros municípios”, explicou o governador.

    O evento foi acompanhado de perto por famílias de agricultores, durante a feira orgânica realizada na Praça do Rádio. O governador cumprimentou a todos os feirantes e subiu junto a mulheres agricultoras nas máquinas patrulhadoras doadas.

    Também estiveram presentes no evento o secretário Municipal de Governo de Campo Grande, Antonio Cezar Lacerda (PSD), representando o prefeito Marquinhos Trad (PSD), além dos vereadores João Cesar Mattogrosso (PSDB), Ayrton Araújo (PT) e Ademir Santana (PDT).

    Produção na agricultura familiar

    O governador Reinaldo Azambuja aproveitou o evento para anunciar uma série de iniciativas programadas para a área da agricultura familiar. Entre as propostas, o governo pretende rearranjar a cadeia produtiva no Estado, para beneficiar produtores que acabam perdendo lucro com a venda indireta dos produtos.

    “Nós assinamos nessa semana a criação de 10 centrais de comercialização nos pequenos municípios do Estado, pra que eles possam ter pontos de comercialização da agricultura familiar”, explicou o secretário Jaime Verruck.

    O governador também disse que conversou com os dirigentes do mercado atacadista Atacadão, para revenda de produtos da agricultura familiar, e com as empresas que fornecem alimentação dos presidiários do Estado, para que utilizem produtos dos pequenos agricultores.

    “O grande desafio do governo é levar produtividade pra essas famílias”, disse Azambuja. “São mais de 70 mil famílias de agricultores no Estado, e a nossa produção ainda é muito aquém. Em Mato Grosso do Sul, nós produzimos só 5% daquilo que consumimos”, afirmou o governador.
    Fonte: Midiamax
    Por: Joaquim Padilha 


    Imprimir