CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    18/06/2018

    Programa de prevenção ‘Casal Grávido’ realiza dois cursos nesta semana

    Foto: Messias Ferreira
    O programa de prevenção “Casal Grávido” realiza, na próxima terça e quarta-feira (19 e 20, respectivamente), mais dois cursos com o objetivo de prevenir os principais problemas que possam aparecer durante a gestação por meio de palestras e aulas práticas. O programa oferece informações com profissionais de todas as áreas relacionadas à saúde do bebê, como Pediatria, Anestesiologia, Obstetrícia, Enfermagem e acompanhamento nutricional. O programa é realizado em Campo Grande e Dourados. Os interessados em participar do “Casal Grávido” devem ligar no telefone (67)3309-5351.

    A enfermeira e Doula, Simone Albuquerque, é uma das profissionais que participam do programa. Na sua palestra, Simone falou sobre o banho e amamentação e, segundo ela, a forma certa de amamentar é a que traz mais conforto para a mãe.

    “A fórmula correta para amamentar é aquela que a mãe vai se adaptar. Eu passo as técnicas de pega, para não machucar a mama, mas a mãe é quem decide qual ela prefere. Eu gosto de dizer que amamentação é um misto de conforto e paciência. Então, ela tem que estar confortável para amamentar. A amamentação é um vínculo mãe e bebê, então, é um momento muito importante para os dois”, afirma.

    Para a obstetra e ginecologista Rubia Borges, que também integra a equipe multidisciplinar do “Casal Grávido”, programas como esse são fundamentais para uma gestação saudável. “Não existe um tipo de parto ideal, porque o parto ideal é o parto seguro, e isso depende mais da segurança da gestante e da confiança que ela tem no médico do que da via de parto. A segurança dela e do bebê são mais importante do que o tipo de parto. Eu acho fundamental a existência de programas como o ‘Casal Grávido’ para uma gestação saudável. As mulheres saem daqui com informação, que é o remédio para tudo”, pontua.

    Thatiany Fernandes e Diego Henrique são pais de primeira viagem e, já na primeira gestação, surpreenderam-se com a chegada de gêmeos. A mãe gostou bastante do curso, principalmente, as dicas sobre a amamentação.

    “Gostei muito do curso, por ser nosso primeiro filho e ainda mais gêmeos, ele tirou muitas dúvidas, principalmente sobre os tipos de parto, o banho e a amamentação. A amamentação me chamou mais atenção, por causa da saúde do bebê. Aprendi bastante sobre a pega, sobre o que comer e a posição”, conta.

    O pai passou pela experiência que todos os pais passam quando participam do “Casal Grávido”, que é usar uma barriga postiça que simula a barriga real da mãe. “Foi bem divertido sentir um pouco do que a mãe passa durante os nove meses, ainda mais sendo gêmeos, a barriga pesa bastante. Também aprendi um pouco para ajudar ela, porque com duas crianças fica mais corrido”, afirma.

    ASSECOM


    Imprimir