CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    20/04/2018

    Em Laguna Carapã, Mauricio Saito fala sobre potencial agrícola da região em evento que premia produtividade rural

    © Divulgação
    O presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, participou na noite dessa quinta-feira (19) do tradicional evento que premia produtores rurais que se destacaram com o Ranking de Produtividade de Soja, evento realizado pelo Sindicato Rural de Laguna Carapã. O vencedor do concurso foi Antônio Francisco Bohn, com 94,6 sacas por hectare.

    Saito destacou o potencial agrícola da região. “Em Laguna Carapã, tivemos, nos últimos cinco anos, um incremento na produção de soja superior a 46%. Isso demonstra claramente que o perfil do produtor, a comunidade científica, com a presença da Embrapa que dá suporte tecnológico e eleva o nível das lavouras sul-mato-grossenses, garantem a excelência em produtividade, no município e em todo o estado”.

    Alguns trabalhos desenvolvidos pelo sindicato rural também foram citados por Saito. “A demanda por cursos é grande e o presidente João Firmino, junto à diretoria, tem frequentemente solicitado capacitações para melhorar a mão de obra no município. Nos últimos meses foram mais de 200 pessoas capacitadas”.

    Para o presidente do sindicato rural, João Firmino Neto, os produtores rurais locais enfrentaram desafios climáticos na temporada 2017/2018, superados pelo profissionalismo do setor. “Tivemos problemas pontuais, mas no final, o resultado foi satisfatório e, agora, quero que todos aproveitem o evento. Não tenho muito o que falar, apenas agradecer aos patrocinadores, a equipe técnica, ao Mauricio Saito, que deu total apoio ao sindicato junto e diretoria da instituição, a prefeitura e câmara municipal, além dos produtores e produtoras que se inscreveram no concurso e acreditaram no nosso trabalho”, ressalta o presidente do Sindicato Rural.

    Para o chefe geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Guilherme Asmus, a vocação agrícola do estado e a credibilidade na pesquisa são respostas para o resultado obtido na safra 2017/2018 de soja. “A Embrapa acompanha e participa do desenvolvimento das safras e, por isso, o nosso compromisso é cada vez maior, com metas ainda mais desafiadoras. A comunidade científica, tanto lembrada por Saito, pessoa que valoriza a ciência, a tecnologia e vê nessas ferramentas a resposta para o sucesso do agro, é uma parceira somada ao trabalho daqueles que acreditam na vocação do agro no estado”.

    O prefeito Itamar Bilibio falou do empenho do produtor rural da região. “A brilhante colheita demonstrou a dedicação investida por cada agricultor em sua propriedade. Toda população ganha com isso, pois o comércio local aumenta o movimento e os números valorizam o agro. Eventos como esse acontecem para mostrar a capacidade que temos de produzir e do quanto nossas terras são férteis”.

    O presidente da Câmara Municipal de Laguna Carapã, vereador Valmor Flores, destacou os resultados da temporada de soja. “Essa festa só acontece porque temos pessoas que garantem resultados e apoiadores que contribuem no desenvolvimento do agro. Tivemos uma safra abençoada, mesmo com dificuldade, cumprimos com o dever de casa. E, a cada ano, observamos que o evento cresce ainda mais e é reconhecido em vários lugares do país e até do mundo”.

    O gerente da Syngenta, Armando Filho, agradeceu em participar do evento. “Há muitos anos atendo a região e ficamos gratos em participar e fazer parte da história desse evento. A alta produtividade está na missão da empresa e é muito bom ver o quanto a ação cresceu e, por isso, queremos continuar parceiros nos próximos anos. Agradecemos a todos que permitem que essa festa, a cada edição, seja ainda mais grandiosa”.

    Participaram do evento a presidente do Sindicato Rural de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul, Edy Elaine Tarrafel; o diretor do DOF – Departamento de Operações da Fronteira, Coronel Cleber Hadadd; e o chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Agropecuária Oeste, Harley Nonato de Oliveira.

    Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul 
    Por: Ana Brito, Rodrigo Corrêa e Ellen Albuquerque
    Imprimir