CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    02/03/2018

    RIBAS DO RIO PARDO| 1º Dia de Campo do município atrai produtores rurais de todo país

    Cerca de 300 produtores rurais prestigiam o primeiro Dia de Campo

    © Divulgação
    Ontem, quinta-feira (01), a Prefeitura Municipal de Ribas do Rio Pardo, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o grupo AF Agronegócios realizou o primeiro Dia de Campo - A nova fronteira agrícola do MS na Fazenda Seriema, a 42 quilômetros do perímetro urbano do município.

    A ação contou com cerca de 300 produtores rurais inerentes a produção de grãos, que puderam se inteirar do potencial agrícola de Ribas do Rio Pardo, através das palestras: Expansão da Produção de Soja MS, ministrada pelo presidente da APROSOJA, Juliano Schmaedecke; Potencialidades do município de Ribas do Rio Pardo, ministrada pelo engenheiro agrônomo e servidor, Alexandre Ortiz; Programa da Embrapa em integração Lavoura- Pecuária, ministrada pelo Dr. Júlio César Salton; Integração Lavoura- Pecuária: Desafios e oportunidades para a região de Ribas do Rio Pardo, ministrada pelo engenheiro agrônomo M.Sc. Dirceu Luiz Broch (diretor-presidente da MS Integração) e Custo de produção e rentabilidade no sistema ILP em propriedades rurais de Ribas do Rio Pardo, ministrada pelo engenheiro agronômo Roney S. Pedroso.

    O evento teve o apoio dos seguintes colaboradores: MS Integração – Planejamento e Desenvolvimento Agropecuário, EMBRAPA - Agropecuária Oeste, APROSOJA – Sistema FAMASUL MS, Secretaria do Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (SEMAGRO MS), Banco do Brasil e Sindicato Rural de Ribas do Rio Pardo. O primeiro Dia de Campo também contou com a presença de empresas do setor como: Loja AGROMS, BTG, MSFOODS – Solução em Nutrição Animal, Valley – Líder em Irrigação de Precisão, Amana Irrigação e iCrop.
    © Divulgação
    O primeiro Dia de Campo, foi um evento de proporção nacional, com a presença de produtores dos estados do Paraná, São Paulo e Goiás, assim como, obteve cobertura jornalística para todo o estado e país.

    De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Diógenes Marques, a atividade faz parte da política de diversificação econômica defendida pela administração municipal. "Nós possuímos uma pecuária muito forte com o terceiro rebanho do país. Nós temos o maior plantio de florestas de eucalipto, que ressaltam a possibilidade da instalação de uma fábrica de papel e celulose no município e nós estamos trabalhando ativamente nesse foco, com lisura, nos bastidores, proporcionando todo apoio ao empresariado. O município possui 12 mil hectares de soja, e com isso o prefeito municipal determinou que nós fossemos audaciosos e colocássemos um número até 2020 para que essa expansão passe dos 25 mil hectares, ou seja, a nossa missão é dobrar o número de hectares de soja para nosso município. Com isso estamos realizando hoje o primeiro Dia de Campo com o apoio do Grupo AF Agronegócio do senhor Albano Ferreira, disse o secretário.
    © Divulgação
    Diógenes Marques destaca também que Ribas do Rio Pardo tem atualmente uma alta produtividade que bate em números em relação a soja (irrigada) municípios como Chapadão, São Gabriel D’oeste, entre outros. "Nosso município no que diz respeito a produção do milho e da soja, surpreende algumas pessoas. Nós temos mais de 250 mil hectares aptos para agricultura e, agricultura é uma mola propulsora da nossa economia para a geração de emprego e renda, aquecendo nosso comércio, bem como a recuperação de áreas degradadas. Então nós temos um tripé: o agronegócio, a floresta de eucalipto e o gado muito forte, já com projeto para expansão no corrente ano, passando dos 15 mil hectares com variedades de grãos", explicou o secretário.
    © Divulgação
    Para prefeito Paulo César Lima Silveira, apesar do momento econômico cauteloso que passa o nosso país, o município de Ribas do Rio Pardo não pode perder essas oportunidades, principalmente em apresentar para os investidores o potencial da produção que pode resultar em crescimento econômico impactando diretamente nas vidas das pessoas. "Nosso município é grande, é forte e está apto a receber grandes empreendimentos e explorar novas matrizes econômicas. Não podemos ignorar esse potencial. Desde o começo de 2017 temos trabalho de forma árdua para ver o desenvolvimento acontecer e, tenho fé em Deus que 2018 será o ano de Ribas do Rio Pardo e vamos alavancar o agronegócio com olhar também para os investimentos de energia limpa e sustentável", disse o prefeito.







    Fonte: ASSECOM


    Imprimir