© Divulgação |
Um levantamento criterioso do Ministério do Trabalho e Emprego nos municípios sul-mato-grossenses com mais de 30 mil habitantes constatou, com números e análises científicas, essa realidade. Em abril deste ano, apenas nove municípios conseguiram saldo positivo na relação entre admissões e demissões.
Paranaíba ocupa o segundo lugar com o maior número de trabalhadores contratados com carteira assinada – foram 143. Só Dourados, com 162 vagas, empregou mais que Paranaíba, que está à frente de Rio Brilhante, Campo Grande (a capital), Amambai, Nova Andradina, Ponta Porã, Sidrolândia e Maracaju. O prefeito Ronaldo Miziara (PSDB) credita esse desempenho às capacidades locais e aos estímulos dos investidores que aportam na região, atraídos pelo potencial diversificado da economia e ao impulso que vem sendo dado pela nova administração aos setores produtivos.
Os dados do Cadastro Geral de Empregos (Caged) fazem parte das planilhas que o Ministério do Trabalho elabora para sustentar os estudos e o planejamento que constam do processo de análise do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
DESAFIO - No caso de Paranaíba, existe um desafio de excepcional dificuldade para a atual administração, que é recuperar o controle financeiro e gerencial de um poder publico que há décadas vem sofrendo com o acúmulo de problemas, causados geralmente pelo elevado custo da máquina e deficiências pontuais nas políticas de fomento da economia.
Ronaldo diz estar dedicando seu primeiro ano de governo à arrumação da casa, especialmente na qualificação dos serviços essenciais e no saneamento financeiro. “Apesar da situação desfavorável, com muitas contas acumuladas, com demandas represadas, com serviços básicos comprometidos, procuramos dialogar com os diferentes atores da economia”, enfatiza.
Ronaldo. “Dialogar com a sociedade para construir. Este é o primeiro passo para instalar, de forma legítima, participativa e transparente, um modelo de fomento à economia. Vamos oferecer um município atrativo e com garantias reais de retorno aos investidores na agropecuária, na indústria, no comércio, no turismo, nos serviços, enfim, nas várias atividades, do micro ao macro empreendedor”, completa.
Segundo o prefeito, Paranaíba é referência de uma região que possui condições naturais únicas para investimentos de todos os tamanhos: modais rodoviário, ferroviário e hidroviário; polo universitário e de educação de excelência; território de fortes vocações para todos os segmentos de turismo e abundante em matéria-prima para atividades como a piscicultura, indústrias (como a calçadista) e o comércio.
Evolução do Emprego Formal em 14 Municípios com mais de 30 mil habitantes, no mês de Abril de 2017 em MS, segundo o Caged sem ajuste foi:
Ranking Município Saldo
1º Dourados 162
2º Paranaíba 143
3º Rio Brilhante 82
4º Campo Grande 61
5º Amambai 39
6º Nova Andradina 15
7º Ponta Porã 15
8º Sidrolândia 13
9º Maracaju 9
10º Aquidauana -4
11º Corumbá -5
12º Coxim -28
13º Naviraí -132
14º Três Lagoas - 223
Fonte: ASSECOM