CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    23/06/2017

    Águas Guariroba é laboratório de aprendizado para intercambista da Hungria

    © Divulgação
    Por dois meses a Águas Guariroba será a academia prática da estudante de nacionalidade húngara, Erzsébet Szász, da Universidade Politécnica de Budapeste (Budapest University of Technology and Economisc). A futura engenheira civil está no Brasil para conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Campo Grande.

    “Na academia a gente estuda tudo muito a fundo, mas é muito diferente aprender como é na prática, como funciona todo o processo”, explica, em inglês, a intercambista de 21 anos. O foco da Águas Guariroba na preservação ambiental e qualidade de vida da população foram alguns dos pontos que mais chamaram a atenção da estudante. “Vou aprender bastante também sobre engenharia ambiental”, afirma. “A empresa mostra que se preocupa muito com a saúde dos moradores, isso é muito importante. Além de ser um exemplo de como o gerenciamento privado funciona na gestão do saneamento”, comenta Erzsébet Szász.
    © Divulgação
    De acordo com a coordenadora de Recursos Humanos da concessionária, Carolina Pardo Moura, abrir as portas da empresa para um aluno intercambista contribui para a troca de experiências entre o acadêmico e os colaboradores. “Temos muito a compartilhar e o estudante tem muito a aprender. É um momento para compartilharmos juntos e aprender”, observa.

    O intercâmbio foi intermediado pela Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil (Abipe), entidade sem fins lucrativos que gerencia o programa de intercâmbio cultural Iaeste Internacional (International Association for the Exchange of Students for Technical Experience).

    Além da experiência profissional, Erzsébet está aprendendo mais sobre os brasileiros. “As pessoas daqui são muito alegres, atenciosas e amigáveis, sempre dispostos a ajudar”, resume a estudante sobre o aprendizado cultural em Campo Grande.

    Fonte: ASSECOM
    Imprimir