Deputados Lídio Lopes e Herculano Borges, autor do projeto, durante sessão na Assembleia © Assessoria/ALMS |
O projeto do deputado Herculano Borges (SD) quer instituir o mês "Maio Laranja", que vai promover atividades de conscientização, prevenção e orientação de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, em Mato Grosso do Sul.
A intenção do projeto é propor ao poder público, que no mês de maio, sejam intensificadas as ações preventivas e os debates sobre este crime, tendo a unificação de ações de enfrentamento à violência sexual infantil, que causam impacto na vida das vítimas e famílias.
“A cor laranja é utilizada para designar uma pessoa usada em benefício de outra, fato que assemelha ao abuso praticado contra crianças e adolescentes, as quais são usadas para satisfazer os desejos sexuais do outro. A ideia é ampliar o uso da cor laranja, simbolizando a campanha”, ressaltou o autor.
O deputado ponderou que o tema é complexo, porque tais abusos acontecem na maioria dos casos, por pessoas que estão em volta das vítimas. "As crianças e adolescentes fazem parte do grupo cuja violação de direitos humanos teve mais casos denunciados em 2016, por meio do Disque 100”, destacou.
Ele lembrou que de acordo com a SEDH (Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República), a cada oito minutos, uma criança é abusada sexualmente, sendo 180 casos por dia. O projeto segue para as comissões da Assembleia, para depois ser votado em plenário, pelos deputados estaduais.
Fonte: campograndenews
Por: Leonardo Rocha