CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    30/04/2017

    LÍNGUA PORTUGUESA - Professor Fernando Marques


    Continuação dos textos do livro "Como Ser Feliz, a partir de hoje"!
    5.  FELICIDADE PERMANENTE

    A felicidade sempre foi o motivo para as variadas estratégias de homens e mulheres que de todas as épocas e de todas as partes do planeta.
    Filósofos, psicologia, pensadores, religiosos e doutores da metafísica buscam continuamente a definição da natureza e do tipo de comportamento ou estilo de vida que resulta a felicidade plena.
    Felicidade é a mais importante dentre as realizações pessoais. Trata-se do objetivo principal na vida de todos os humanos, independentemente de gênero, classe, social, etnia, crença, nível cultural, conceito moral, preceitos éticos ou de como atue para obter o bem-estar. Porém, quando se tem o hedonismo[1] como via exclusiva para a felicidade, os prazeres vivenciados resultam frustrações e tédios, com as consequentes necessidades de estímulos cada vez mais potentes para a produção do mesmo nível de satisfação, mesmo com a falta de ética de relações, ocorrendo os dissabores e as dores como fatores preponderantemente do dia-a-dia.
    A felicidade verdadeira e permanente, descrita como uma sensação plena de “paz” e “contentamento”; como um sentimento ativo gerador do conjunto de atos de alegria intensa ou júbilo perpétuo, fundamentado na gratulação e na generosidade e vice-versa.

    5.1 O tema “felicidade” humana na civilização recente

    Na Eurásia, há 6.000 o povo já cultuava o deus Mitra, nascido no dia 25 de dezembro, protetor dos justos, mediador entre a humanidade e o Ser Supremo, deus do bem e criador da luz, afirmando que ele restaurava a felicidade e a vida na terra.
    Por volta de 2400 anos a.C., na cidade egípcia de Sacara um filósofo e sacerdote de sabedoria e inteligência magníficas conhecido pelo nome de Imhotep afirmava que a felicidade permanente só pode ser conquistada com a capacidade evolutiva. Imhotep, inspirou o faraó Akenathon a fundar a primeira religião monoteísta da história da civilização coeva, a qual derivou a religião hebraica e muitas outras.
    Divinizado no antigo Egito com nome de deus Thot, na Grécia Imhotep recebeu o nome de Hermes Trimegisto que significa "Três vezes grande”.
    Tendo DEUS como o próprio Universo e afirmando que Dele vem todas as coisas e para Ele tudo volta, Imhotep ensinou a um seleto grupo de iniciados a Alquimía que, equivocadamente, as pessoas do senso comum acreditavam ser o segredo para a transformação de Chumbo em Ouro, ou outros metais pobres em nobres.

    Continuação na próxima semana.




    [1] Hedonismo - do grego hedonikos, que significa "prazeroso" – diz respeito à doutrina filosófica que determina a busca pelo prazer como único propósito da vida; como satisfação que vai além do mero prazer sensual, sendo o principal objetivo da ação e bem supremo que promove a felicidade.

    Imprimir