CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    13/03/2017

    Videoconferência é realizada pela 1ª vez por um Desembargador de MS

    Divulgação
    Mais uma vez a custo zero para os cofres públicos, foi realizada, na tarde da última sexta-feira (10), pelo Des. Eduardo Machado Rocha, uma videoconferência para ouvir três testemunhas de um processo que tramita na comarca de Chapadão do Sul, distante 355 km da Capital. Esta foi a primeira vez que um Desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul utilizou desta tecnologia para realizar um ato em um processo.

    A iniciativa, que já é utilizada por juízes de primeiro grau em diversas comarcas de MS, evitou custos com diárias do magistrado e servidores, uso do carro, além da ausência do Desembargador no TJMS para realização dos trabalhos cotidianos.

    Todo o procedimento ocorreu sem nenhuma intercorrência, sendo nítidas as imagens para ambas as partes que participaram da iniciativa. A utilização deste tipo de expediente nos processos judiciais é prevista no Código de Processo Civil.

    “Eu resolvi realizar esta videoconferência por uma economia de tempo e custos. Para se deslocar até a comarca de Chapadão do Sul, para ouvir três testemunhas, sendo que o Tribunal de Justiça oferece uma tecnologia tão avançada, é o melhor caminho. Até porque o próprio Código de Processo Civil possibilita a utilização da videoconferência para realizar audiências”, disse Eduardo Rocha.

    Ainda segundo o magistrado, o trabalho feito diante de um computador é muito semelhante ao procedimento realizado pessoalmente, não prejudicando no entendimento sobre o que está sendo discutido no processo.

    “Eu vejo que não há a necessidade de sair do gabinete e se deslocar para tão longe, se posso utilizar desta tecnologia. É uma forma clara e transparente. É como se estivesse realmente diante das partes e tudo ocorreu a bom termo, com todos os incidentes de uma audiência comum”, explicou o desembargador.

    Para o presidente do Tribunal de Justiça, Des. Divoncir Schreiner Maran, a iniciativa é positiva e está alinhada com necessidade de se fazer cada vez mais, com menos e com mais eficiência. “Além disso, em meio às adversidades devemos ser criativos e acima de tudo competentes. Assim vejo esta iniciativa exitosa do Des. Eduardo Machado Rocha”.


    Fonte: ASSECOM


    Imprimir