CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    06/03/2017

    Girolando propõe à ABCZ unificar atendimentos do controle leiteiro para baixar custos

    Divulgação
    Para reduzir os custos das fazendas com o controle leiteiro dos animais, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando quer unificar os atendimentos técnicos realizados pelos controladores que atuam tanto na entidade quanto na Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). A proposta foi entregue pelo presidente da Girolando, Luiz Carlos Rodrigues, ao presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, no dia 24 de fevereiro, na sede da ABCZ, em Uberaba/MG.

    No documento, Rodrigues ressalta a importância do controle leiteiro oficial para o desenvolvimento das raças por se tratar da principal ferramenta de seleção. “Os dados extraídos são utilizados para gerar as avaliações genéticas de reprodutores e matrizes, auxiliando o criador a selecionar os animais de melhor valor genético e, consequentemente, acelerar o processo de seleção do rebanho. No entanto, não podemos negar de que a execução do controle leiteiro possui custos relevantes aos criadores.”, destaca o presidente.

    Boa parte dos rebanhos brasileiros submetidos ao controle leiteiro oficial possuem atualmente animais de diversas raças, o que faz com que o criador arque em um único mês com as despesas do controlador oficial de mais de uma associação. Isso ocorre porque nem todas as associações aceitam receber as informações das pesagens de leite realizadas pelos controladores de outras entidades. A Associação Brasileira dos Criadores de Girolando já vem a muitos anos aceitando as pesagens de leite de matrizes da raça realizadas pelos controladores das associações parceiras, visando auxiliar na redução dos custos do controle leiteiro do rebanho de seus associados. “É preciso que esta prática seja comum entre as associações, afinal, muitos de nossos associados estão filiados a mais de uma entidade. A proposta de unificação foi considerada um avanço por criadores de todo o Brasil que estão aguardando uma reposta positiva por parte da ABCZ.”, finaliza o presidente da Girolando. 


    Fonte: ASSECOM
    Por: Larissa Vieira


    Imprimir