CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    31/01/2017

    Empossada administração 2017/2018 do TRE/MS

    Foto: Gerson Walber
     O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Mato Grosso do Sul, desde a tarde desta segunda (30), tem nova administração. Para o biênio 2017/2018, assumiram a Desa. Tânia Garcia de Freitas Borges, na Presidência, e o Des. João Maria Lós, na Vice-Presidência, acumulando a função de Corregedor Regional Eleitoral.

    Com o plenário lotado de autoridades, a desembargadora iniciou o discurso ressaltando o quanto estava emocionada com a volta ao comando do TRE/MS. “ Volto tomada da mesma emoção dois anos depois, com mais experiência na bagagem acumulada, mas com muito a aprender. Sem falsa modéstia, estou pronta para ouvir e para falar”.

    Ela citou ainda a importância das ações pedagógica desenvolvidas pelo TRE e citou Che Guevara para definir como pretende atuar no comando da justiça eleitoral. “Há que endurecer, sem perder a ternura”. 

    Conheça 

    Tânia Garcia de Freitas Borges é natural de Campo Grande (MS). Cursou Direito nas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (Fucmat, atual UCDB) em 1980. Pós-graduada em Processo Civil e Direito Agrário pela PUC. 

    Em novembro de 2003 passou a atuar como desembargadora no TJMS, na vaga reservada ao Ministério Público, onde ingressou na carreira em 1984, quando foi aprovada em Concurso Público e tomou posse como Promotora de Justiça de Primeira Entrância na Comarca de Porto Murtinho.

    Atuou também nas Comarcas de Ribas do Rio Pardo, Corumbá e Aquidauana. Em 1990, foi promovida, por merecimento, para a Comarca de Campo Grande, onde, entre outras funções exerceu o cargo de Diretora da Fundação Escola Superior do Ministério Público e de Supervisora das Promotorias de Justiça Cíveis da Capital, por duas vezes. Foi promovida ao cargo de Procuradora de Justiça no ano 2000, quando também compôs o Conselho Superior do Ministério Público e foi Coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Cíveis.

    Foi diretora-geral da Escola Superior da Magistratura (Esmagis), nos biênios 2007/2008 e 2009/2010, e secretária nacional do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura, eleita no biênio 2009/1010 e reconduzida ao cargo no biênio 2011/2012. A desembargadora foi Corregedora-Geral de Justiça do TJMS no biênio 2013/2014 e vice-presidente e Corregedora Regional Eleitoral do TRE-MS no biênio 2015/2016.

    Des. João Maria Lós recebendo a toga para atuar no TRE/MS - Foto: Gerson Walber
    O Des. João Maria Lós é paulista de São José dos Campos e ingressou na magistratura em maio de 1981, na Comarca de Miranda. No ano seguinte foi promovido para a Vara Criminal de Corumbá e, em 1987, foi novamente promovido para a 3ª Vara Criminal de Campo Grande, de Entrância Especial.

    Na Capital, a pedido, foi removido para a 9ª Vara Cível em 1988. Foi diretor do Foro das comarcas onde judicou e também juiz eleitoral. Integrou o TRE/MS quando esteve na Missão de Paz da ONU, no Camboja, como observador eleitoral daquele organismo internacional, nas eleições de 1993.

    Em Campo Grande titularizou o 1º Juizado Especial Criminal e presidiu a Turma Recursal Criminal. Ocupou os cargos de presidente da Associação de Magistrados de MS (AMAMSUL), diretor da Associação de Magistrados Brasileiros (AMB) e diretor da Escola Superior da Magistratura (Esmagis).

    Foi promovido ao cargo de desembargador em junho de 1997 e atuou como vice-presidente do TJMS no biênio 2005/2006. Assumiu a Vice-Presidência e a Corregedoria Regional Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de MS em outubro 2013 e no final de 2014 presidiu o TRE, até o final de janeiro de 2015, quando assumiu a Presidência do Tribunal de Justiça de MS para o biênio 2015/2016.



    Fonte: ASSECOM


    Imprimir