CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    13/01/2017

    ANTÔNIO JOÃO| Município declara “guerra” ao mosquito da dengue

    Prefeita Márcia Marques determinou limpeza geral da cidade para reduzir infestação do mosquito aedes aegypti, transmissor de várias doenças

    Mutirão vai retirar entulho para evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue

    A prefeita de Antônio João, Márcia Marques (PMDB), iniciou nesta semana uma força-tarefa visando a limpeza geral do município. O objetivo é fazer uma varredura nos logradouros públicos, prédios residenciais e comerciais, para erradicar focos e recolher recipientes que possam se transformar em criadouros do mosquito aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, febre chikungunya e Zika vírus.



    Prefeita Márcia Marques durante reunião com o pessoal da limpeza do município de Antônio João

    Na última segunda-feira, durante reunião e café da manhã com a equipe de limpeza, a prefeita Márcia Marques fez questão de agradecer a todos pela colaboração. “São vocês que estão à frente dos trabalhos, que manuseiam as ferramentas para deixar a nossa cidade limpa. Muito obrigado pela dedicação. Juntos, podemos deixar Antônio João mais bonita e livre do mosquito da dengue”, ressaltou. A reunião contou com a presença do vice-prefeito, Kamil Hazime, secretários municipais e vereadores.

    Já durante a semana, a Secretaria Municipal de Saúde de Antônio João, está trabalhando na organização de uma grande mobilização contra o mosquito aedes aegypti, mutirão que terá início nesta segunda-feira, dia 16. A secretária de Saúde, Geisycléia da Silva, informou que foi criado um Comitê de Combate à Dengue, sendo que os trabalhos contam com a efetiva participação dos agentes municipais de saúde e com a parceria das secretarias de Obras e de Desenvolvimento Econômico.

    Geisycléia da Silva, secretária municipal de Saúde

    O mutirão – explica a secretária –, será constituído pelos agentes de saúde que fazem o trabalho de frente, fazendo o papel instrutivo e orientando os procedimento de prevenção residencial. “A partir do agendamento com esses profissionais, o morador autoriza a Secretaria Municipal de Obras a entrar com a limpeza imediata, coletando os entulhos e outros materiais que possam servir de criadouros do mosquito. Em casos específicos, o entomologista entrará em ação aplicando o controle de vetores. As 8 regiões da cidade foram divididas em 4 microrregiões, em uma atuação integrada de forças no combate ao mosquito que é o causador da dengue, da febre chikungunya e transmite o zika vírus“. 

    Geisycléia ressalta, ainda, a importância dessa ação integrada. “Nossa intenção é iniciar um trabalho minucioso de prevenção para evitar um surto de casos de dengue e chikungunya acometendo nossa população. Faremos o trabalho de casa em casa, junto com a Secretaria de Obras que fará a coleta imediata dos materiais residuais de risco. Estaremos atuando com blitz de instrução em pontos estratégicos da cidade e promovendo uma ampla divulgação da nossa campanha. Vamos levar a nossa mensagem a todos os lares para que todos juntos possamos diminuir drasticamente os casos dessa doença em nossa cidade”, pontuou.



    Fonte: ASSECOM
    Por: Edílson José Alves


    Imprimir