CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    08/12/2016

    Deputado Cabo Almi participa de encontro com ministro da defesa que anunciou novos recursos para o Sisfron

    Divulgação

    O deputado Cabo Almi(PT) 2º secretário da mesa da Assembleia Legislativa, participou hoje (08/12) da solenidade que contou com a presença do ministro da Defesa Raul Julgman, que anunciou aumento de 70% nos recursos destinados ao policiamento que atuam nas fronteiras com outros 10 países , representando cerca de R$ 340 milhões de reais, canalizados para o Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras), cujo projeto piloto funciona desde 2014, operando na cidade de Dourados.

    Ao lado do governador Reinaldo Azambuja(PSDB), o ministro da Defesa se comprometeu a retornar à Mato Grosso do Sul, a cada 90 dias para acompanhar e monitorar os resultados das operações estratégicas e de Inteligência que envolvem todas as polícias do Estado, Federal, Exercito, Marinha e Aeronáutica que estão na linha de frente do combate aos crimes organizados do narcotráfico, contrabando e descaminhos em toda a fronteira seca e molhada dos dês países sul-americanos que fazem fronteiras com o Brasil.

    Detalhes sobre o núcleo que irá gerenciar o policiamento das fronteiras do Estado, previsto para operar ainda este mês estão sendo definidos. Na pauta, questões de logística, equipamentos e efetivo necessários para o funcionamento do núcleo, que será o primeiro do Brasil.

    Um diagnóstico dos problemas das fronteiras, compilados no documento entregue ao ministro, o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, discursou aos parlamentares e autoridades. “Mato Grosso do Sul gasta quase R$ 130 milhões por ano com mais de 6 mil presos por tráficos de drogas. Temos 1.517 km de fronteira seca no Estado, com 12 municípios fronteiriços, sendo sete cidades gêmeas. Somos recordistas em apreensão de drogas, com 280 toneladas em 2015. Temos uma guerra instalada no Brasil. Um sistema prisional que precisa ser reformulado. Proteger o Mato Grosso do Sul é proteger o Brasil”. 

    Dentre as ações para 2017, o ministro Jungmann detalhou a atuação da Comissão Permanente de Desenvolvimento e Integração das Faixas de Fronteiras (CDIF), formada por mais de 20 órgãos, com a atribuição de contribuir para o aperfeiçoamento da gestão das políticas públicas, a valorização das operações surpresas, o incremento de recursos tecnológicos e de recursos humanos, a intensificação de operações de inteligência e o reforço do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron).

    Vale ressaltar que o deputado Cabo Almi, autor do projeto que criou a Comissão Permanente de Segurança Pública e Defesa Social, vem se envolvendo diretamente desde o início do projeto, presidindo, inclusive, as duas primeiras audiências públicas na Assembleia Legislativa que culminou com a implantação do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras.


    Fonte: ASSECOM


    Imprimir