CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    30/09/2016

    TRE-MS sorteia amanhã urnas que serão utilizadas em auditoria

    Divulgação

    Neste sábado (1/10), às 9h, no plenário do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), será realizado o sorteio das urnas que serão utilizadas na auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas pela votação paralela.

    No Estado, serão sorteadas três urnas, sendo obrigatoriamente uma de Campo Grande, que estão com carga de votação oficial e seriam utilizadas nas eleições de domingo. As urnas retiradas do local de votação são substituídas por outras, as quais serão carregadas com os dados oficiais das urnas sorteadas.

    A votação paralela é uma forma de auditoria adotada por todos os TREs, como forma de confirmar a segurança da urna eletrônica.

    O procedimento ocorre no domingo (2), mesmo dia e horário oficial da votação, sendo acompanhado por representantes de partidos políticos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS), do Ministério Público, além de fiscais que verificam a assinatura digital dos programas e o resumo digital. Em seguida, os participantes, antes de votar na urna eletrônica, revelam aos fiscais em quem votarão e registram sua escolha também em um terminal de apuração independente da urna.

    Depois, é feita a comparação do resultado da votação revelado pelo participante com o resultado registrado no boletim de urna. O objetivo é mostrar que o que foi digitado no teclado da urna corresponde realmente à escolha do eleitor.

    Apoio da PRF

    Como ocorreu já na última eleição, o TRE-MS contará com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, no transporte com helicóptero, da urna do interior do Estado que será sorteada, para a Capital.




    Fonte: DouradosNews
    Link original: http://www.douradosnews.com.br/especiais/eleicoes/tre-ms-sorteia-amanha-urnas-que-serao-utilizadas-em-auditoria