Notícias, acidentes, economia, política, policial, concursos, empregos, educação, ciência, saúde e cultura.

CG,

  • LEIA TAMBÉM

    16/06/2016

    Desembargador nega sigilo em processo com 24 denunciados

    Procurador-geral de Justiça no dia em que anunciou os 24 denunciados na Coffee Break (Foto: Marcos Ermínio)

    O desembargador Luiz Claudio Bonassini da Silva, da Seção Criminal do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) não acatou o pedido da PGJ (Procuradoria-Geral de Justiça) e manteve o processo referente a Operação Coffee Break livre, sem segredo de justiça. Ele manteve sob sigilo apenas a parte dos laudos das perícias feitas nos celulares dos investigados, que é de foro ítimo e não interessa à investigação.

    O despacho do desembargador tem a data do último dia 14. A partir da notificação, as partes terão 15 dias para apresentarem as manifestações por escrito. Posteriormente, tudo será analisado pela Seção Criminal, composta por 9 desembargadores, tendo Luiz Cláudio Bonassin como relator.

    Os desembargadores é que decidirão se acolhem a denúncia e transformam os investigados em réus. Eles podem acompanhar o parecer de Bonassini, decidir por aceitar a denúncia apenas contra alguns dos acusados, ou alegar não poder participar do julgamento por questão de foro pessoal. A data para a sessão em que o processo da Coffee Break será julgado ainda não está marcada.

    Com relação ao pedido de segredo de Justiça, o desembargador manifestou que “concluídas todas as investigações, e com o oferecimento da presente denúncia, o sigilo, que é exceção, já não se justifica, em especial porque, sendo um acusado ocupante do cargo de prefeito da capital, e vários outros o de vereador, é imprescindível que seja prestigiado o princípio da publicidade, bem como a preservação do interesse público e social.”

    A denúncia 

    Na petição com mais de 300 páginas protocolada no dia 31 de maio pelo procurador-geral de Justiça, Paulo Passos, foram denunciados 24 empresários e políticos, entre eles os vereadores que supostamente teriam recebido vantagens financeiras ou cargos na Prefeitura, para votarem pela cassação do prefeito Alcides Bernal em 2014.

    A denúncia está distribuída em três grupos. No grupo “associação criminosa” estão aqueles que teriam organizado e planejando as ações para que o esquema para a cassação do prefeito desse certo. Já os que foram denunciados por “corrupção ativa” seriam os responsáveis pelo trabalho a campo, de conversar com os vereadores para convencê-los a votar pelo afastamento de Alcides Bernal.

    Para isso, teriam oferecido aos políticos vantagens financeiras e cargos na administração do vice-prefeito Gilmar Olarte, caso ele assumisse a Prefeitura.

    Já os vereadores foram denunciados por “corrupção passiva”, por terem aceito as vantagens para votar pela cassação. Na sessão do dia 12 de março de 2014, dos 29 vereadores apenas 6 votaram contra o afastamento do prefeito – os outros 23 foram favoráveis. Alcides Bernal acabou sendo cassado e retornou ao cargo no dia 25 de agosto do ano passado, no mesmo dia em que foi deflagrada a Operação Coffee Break.

    Veja abaixo os denunciados:

    ASSOCIAÇÃO CRIMINOSA:

    • Gilmar Olarte - vice-prefeito
    • João Amorim - empresário
    • João Baird - empresário
    • Mario Cesar - vereador
    • Fábio Machinsky - empresário
    • Airton Saraiva - vereador
    • Flávio César - vereador
    • André Puccinelli - ex-governador
    • Nelson Trad Filho - ex-prefeito
    • Luiz Pedro Guimarães - empresário
    • Raimundo Nonato de Carvalho - empresário
    • André Scaff - procurador da Câmara
    • Carlos Naegele - empresário

    CORRUPÇÃO ATIVA:

    • Gilmar Olarte
    • João Amorim
    • João Baird
    • Mario Cesar
    • Fábio Machinsky
    • Airton Saraiva
    • Flávio César

    CORRUPÇÃO PASSIVA:

    • Edil Albuquerque - vereador
    • Carlos Borges (Carlão) - vereador
    • Edson Shimabukuro - vereador
    • Gilmar da Cruz - vereador
    • Eduardo Romero - vereador
    • Jamal Salém - vereador
    • João Rocha - vereador
    • Alceu Bueno - ex-vereador
    • Otávio Trad - vereador
    • Paulo Siufi - vereador
    • Waldeci (Chocolate) - vereador



    Fonte: campograndenews
    Por: Paulo Yafusso
    Link original: http://www.campograndenews.com.br/politica/desembargador-nega-sigilo-em-processo-com-24-denunciados

    --