CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    13/04/2016

    Equipe da Sabesp conhece tecnologia em abastecimento de água da Capital

    Divulgação

    Um grupo formado por cinco profissionais da Sabesp (Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo) esteve na Águas Guariroba nesta terça-feira (13). O objetivo foi conhecer o sistema de gestão e as tecnologias adotadas para a redução de perdas no sistema de abastecimento de água da Capital.

    Campo Grande é referência no assunto no Brasil. Através de investimentos contínuos, nos últimos dez anos conseguiu reduzir as perdas no abastecimento de 56% em para 19% - número inferior à média nacional (37%) e um dos menores entre as capitais. Para reduzir ainda mais o índice, em 2014 a empresa passou a utilizar o software israelense TaKaDu para gestão do abastecimento. A Aegea Saneamento – holding que opera a Águas Guariroba – é a única empresa a utilizar o sistema no país.

    Foi justamente a tecnologia israelense que motivou a visita da equipe da Sabesp, que queria conhecer na prática como o sistema é utilizado. “O interesse deste benchmarking é ver como a Águas Guariroba faz a operação do abastecimento, principalmente em relação à aplicação do TaKaDu”, afirma Eric Cerqueira Carozzi, Superintendente de Desenvolvimento Operacional da Sabesp. “A gente já teve contato com a Aegea em São Paulo e quis ver in loco como é operado, conversar com as pessoas que estão no dia a dia para ter uma visão mais próxima da realidade e aí fazer a avaliação da real aplicação na Sabesp. Percebe - se que a Águas Guariroba teve uma série de benefícios interessantes que gostaríamos também de obter, mas temos que fazer adaptações à nossa realidade”, complementa.
    Divulgação

    Campo Grande foi a primeira cidade brasileira a adotar o sistema da TaKaDu. Entre os benefícios da adoção da tecnologia estão a redução no número e agilidade no reparo de vazamentos e melhoria na regularidade do fornecimento de água aos moradores. O software permite que os técnicos visualizem, na tela do computador, em tempo real, qualquer anomalia na rede de distribuição e saibam sua localização no mapa da cidade, além de gerar gráficos e relatórios que ajudam na tomada de decisões e planejar melhorias no abastecimento. 

    “Ficamos honrados com essa visita. É muito importante esse intercâmbio entre profissionais das empresas de saneamento para troca de informações sobre materiais, equipamentos utilizados, visando melhorar cada vez mais a eficiência e a qualidade dos serviços oferecidos à população”, afirma Francis Moreira Faustino, gestora de Operações da Águas Guariroba.

    O Superintendente de Desenvolvimento Operacional da Sabesp também considerou o encontro produtivo. “Foi muito interessante a visita não só pelo sistema TaKaDu, mas também por outros aspectos abordados. Sempre é interessante ter troca de experiência entre empresas que fazem o mesma coisa”, destaca.

    Estudantes em dia de campo

    Acadêmicos de Engenharia Civil também puderam conhecer um pouco mais das ações da Águas Guariroba nesta quarta-feira (13). Estudantes do primeiro semestre do curso da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) tiveram um dia de campo na obra de implantação da rede de esgoto no bairro Vespasiano Martins. No local, que abriga ex-moradores da favela Cidade de Deus, a concessionária está instalando 160 metros de rede de coleta de esgoto para atender 52 imóveis que estão sendo construídos.

    “Nossa visita é importante para conhecer como funciona na prática uma obra de saneamento na cidade. Estamos fazendo um trabalho que tem a proposta de ‘fiscalizar’ uma obra, falando sobre equipamentos, funcionários, mostrar o projeto e execução”, explica o acadêmico Matheus Segatto, de 18 anos. “Por isso procuramos a concessionária, que nos recebeu de portas abertas para produzirmos este trabalho”, concluiu.



    Fonte: ASSECOM