CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    12/02/2016

    LADÁRIO, MS| Aedes aegypti: Prefeitura realiza capacitação com servidores e militares que irão para às ruas no sábado (13)

    Divulgação

    Representantes da sociedade civil, servidores municipais, Agentes Comunitários de Endemias e Saúde e Militares da Marinha do Brasil, participaram na tarde desta quinta-feira, 11 de fevereiro, de uma capacitação, realizada pelo município, por meio da Secretaria de Saúde. O encontro teve como objetivo, passar às informações aos participantes que irão entrar no campo de “guerra” contra o Mosquito Aedes aegypti, neste sábado (13).

    De acordo com o secretário de saúde Cleber Colleone, a guerra contra o mosquito já está declarada e todos, sem exceção, devem se tornar soldados para esta batalha.

    “A capacitação serviu para transmitirmos o conhecimento para eles, na hora de abordar os moradores que estarão em suas residências, mostrando que todos nós somos responsáveis em enfrentar esta batalha. Teremos a ajuda de militares e dos nossos servidores que estão engajados nessa luta. O mosquito é doméstico, sobrevive apenas dentro de casa, por isso a redução é redobrada”, alertou Cleber.

    Participando do encontro, o prefeito José Antonio Assad e Faria parabenizou os envolvidos, dizendo que o empenho de todos, só levará a um resultado, a vitória contra a dengue, chikungunya e Zika Vírus, relacionado à microcefalia, que vem preocupando muitas famílias, principalmente as mulheres que estão gestantes.

    “Estou confiante que essa batalha será de vitória. Todos nós temos que participar. Estamos percorrendo representantes de bairros e também algumas lideranças, para que juntos, possamos formar um verdadeiro exército. Isso não é brincadeira, a realidade mostra que esse mosquitinho, que parece inofensivo, o que na verdade não é, está dentro das nossas casas e temos que combatê-lo”, falou o prefeito.

    Segundo informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), só em Ladário, dentro de dois anos, aproximadamente 120 a 130 crianças, poderão nascer com microcefalia, doença relacionada ao Zika Vírus, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

    A microcefalia é uma doença em que a cabeça e o cérebro das crianças são menores que o normal para a sua idade, o que prejudica o seu desenvolvimento mental, porque os ossos da cabeça, que ao nascimento estão separados, se unem muito cedo, impedindo que o cérebro cresça e desenvolva suas capacidades normalmente.

    “É importante desde já, a prevenção, única solução para esta bomba relógio que está prestes a explodir”, comentou o coordenador do Comitê Interno de Atividades de combate ao Aedes aegypti e vice-prefeito Sampaio Junior.

    Dia “D” contra o Aedes aegypti

    A ação, instituída pelo Governo Federal e que terá apoio dos militares do 6° Distrito Naval, servidores da Prefeitura, bem como da Secretaria de Saúde, acontece neste sábado, 13 de fevereiro, a partir das 07h. O ponto de encontro será em frente ao Pórtico da Marinha, na Avenida 14 de Março.

    Ao todo, participarão 600 militares, 50 Agentes Comunitários de Saúde e Endemias, 150 servidores municipais, que juntos levarão informações, explicações, assim, como distribuirão panfletos sobre o mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela.

    Nos imóveis vazios, os informativos serão deixados nas caixas do correio. De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Saúde de Ladário, a dengue está controlada na cidade, porém, a prevenção ainda é o melhor remédio.




    Fonte: ASSECOM