Notícias, acidentes, economia, política, policial, concursos, empregos, educação, ciência, saúde e cultura.

CG,

  • LEIA TAMBÉM

    01/04/2015

    Escolas do Sesi promovem atividades alusivas ao Dia da Saúde e Nutrição

    Na Escola de Três Lagoas, a enfermeira Fabrícia Zuque explicou a importância da vacinação do HPV

    Divulgação

    Os alunos das escolas do Sesi em Campo Grande, Corumbá e Três Lagoas promoveram, na segunda-feira (30/03), inúmeras atividades alusivas ao Dia da Saúde e Nutrição, criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 7 de abril de 1950 e que, a cada ano, aproveita-se a ocasião para fomentar a consciência sobre alguns temas relacionados à saúde mundial. Na Capital, participaram da atividade os alunos do 3º e 8º ano do Ensino Fundamental, que apresentaram para toda a escola trabalhos e pesquisas que realizaram sobre saúde e nutrição durante as aulas da disciplina de ciências.

    Segundo a diretora da Escola do Sesi de Campo Grande, Gláucia Campos, o objetivo da iniciativa foi conscientizar os alunos sobre a importância de uma alimentação adequada e dos benefícios da prática de atividades físicas regularmente. “Os nossos alunos apresentaram trabalhos e pesquisas sobre saúde e nutrição, ressaltando a importância de uma alimentação adequada e atividades físicas regulares para se ter boa saúde”, pontuou.

    Divulgação

    Já a professora Alice Coimbra destacou que a educação alimentar e nutricional envolve modificação e melhoria do hábito alimentar a médio e longo prazo e está relacionada a representações sobre o alimento, conhecimentos, atitudes e valores. “Certamente, na escola onde crianças e jovens passam grande parte de seu dia, as ações de orientação de promoção da saúde constituem importante meios de informação e formação de hábitos”, afirmou.

    Divulgação

    Para a aluna Camila Sales, do 8º ano do Ensino Fundamental, foi muito interessante participar da iniciativa de realizar as pesquisas e apresentar para todos os alunos da escola. “Tudo o que aprendemos sobre saúde e nutrição é que devemos nos reeducar por meio da alimentação e atividades físicas regulares”, disse. O aluno João Pedro, aluno do 3º ano do Ensino Fundamental, ressaltou que adorou aprender mais sobre saúde e nutrição. “Devemos cuidar bem da nossa saúde para não ficarmos doentes”, ressaltou.

    Em Corumbá, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental participaram da leitura e interpretação do livro “Eu me alimento”, de Mandy Suhr, além de atividades educativas como montar palavras relacionadas ao tema abordado, estimulando à adoção de hábitos alimentares saudáveis por meio de informações que motivem a escolha de práticas e de cuidados diários com alimentação. “Todos sabem que comer é uma necessidade humana, mas precisamos fazer as escolhas corretas, comendo aquilo que nos faz bem”, disse o auxiliar de biblioteca Luciane Nascimento. De acordo com a professora Andréia Paula, a iniciativa serviu para provar que comer bem auxilia no crescimento e desenvolvimento saudável.

    Na Escola do Sesi de Três Lagoas, a ação teve a realização de palestra sobre a saúde com foco na prevenção ao HPV voltada para alunas do 4º, 5º, 6º e 7º ano do Ensino Fundamental, na faixa etária dos 9 aos 11 anos. “Consideramos muito importante realizar um trabalho de conscientização das alunas para se prepararem para recebem a dose da vacina, uma vez que ocorre de meninas deixarem de receberem a dose da vacina por medo do gesto vacinal ou desconhecimento da importância da prevenção para a manutenção da saúde”, declarou a diretora Zuleica Alves Guimarães, informando que a iniciativa teve a parceria da Unidade de Saúde Municipal Interlago com o encaminhamento da enfermeira Fabrícia Zuque para realizar a palestra para as alunas.

    A enfermeira Fabrícia Zuque explicou que o evento serviu para a conscientização das alunas, pois, na próxima semana a 1ª dose da vacina será ofertada na escola para as estudantes e elas precisam do consentimento dos responsáveis para serem vacinadas e ficarem protegidas contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18). “Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero, enquanto os subtipos 6 e 11 respondem por 90% das verrugas ano genitais”, ressaltou.

    Fabrícia Zuque acrescenta que é sempre necessário um trabalho de esclarecimento das alunas antes da realização da vacinação nas escolas para atingir um número maior de meninas “Essa vacina está sendo ofertada pelo Ministério da Saúde e serve para prevenir lesões do colo de útero que podem ocasionar o câncer”, lembrou.

    Na avaliação da estudante Eduarda da Silva Mendes, do 6º ano do Ensino Fundamental, a palestra foi muito educativa e interessante. “Aprendemos os benefícios da vacina e algumas informações sobre essa imunização. As doenças que podemos prevenir são o câncer de colo de útero, órgão importante para as mulheres. A enfermeira Fabrícia respondeu nossas dúvidas, esclarecendo que existem vacinas que necessitam de um intervalo entre elas, mas a de HPV pode ser tomada no mesmo dia de outras vacinas. Enfim, foi uma palestra interessante educativa. Foi ótimo!”, disse.

    A estudante Kaylane Roberta de Sá Gonzales, aluna do 6º ano do Ensino Fundamental, ressalta que a palestra serviu para orientar as meninas sobre a importância de tomar a vacina do HPV. “No futuro, nós não teremos câncer de colo do útero, mas, para isso acontecer, precisamos tomar a vacina agora. São três dose para serem tomadas. A primeira você toma aos 9 anos, a segunda depois de seis meses e a terceira depois de cinco anos. Eu achei a palestra importante para eu, pois quero tomar para eu não ter câncer de colo do útero”, afirmou.




    Fonte: ASSECOM
    Por: Daniel Pedra