Delcídio (PT) foi derrotado por Reinaldo (PSDB) no segundo turno. Petista anunciou sua volta ao Senado.
Dois dias após ser derrotado no segundo turno das eleições para governador em Mato Grosso do Sul, Delcídio do Amaral (PT) concedeu entrevista. Nesta terça-feira (28/10), o petista falou sobre o resultado do pleito, sobre sua campanha política e anunciou sua volta ao Senado.
![]() |
Ficha Mato Grosso do Sul (Foto: Editoria de Arte/G1 MS) |
“Essas eleições provaram que o PT não se preparou para esse novo Brasil, que nós mesmos ajudamos a construir”, afirmou Delcídio. "O partido precisa reconquistar segmentos da sociedade. Vamos trabalhar para isso"
Delcídio teve 598.461 votos, o equivalente a 44,66% dos votos, e foi derrotado pelo tucano Reinaldo Azambuja (PSDB), que foi eleito governador de Mato Grosso do Sul com 741.516 votos, o que corresponde a 55,34% dos votos.
O senador afirmou que o partido vai trabalhar para reverter a campanha “anti PT” que, segundo ele, atingiu todo o país no segundo turno. “Em um clima nacional 'anti PT', ter quase 45% dos votos em Mato Grosso do Sul já é muita coisa”, avaliou.
Delcídio afirmou que volta para Brasília nesta quarta-feira (29) e que seu primeiro compromisso é uma reunião, particular, com a presidente Dilma Roussef (PT). Ao ser questionado sobre a possibilidade de assumir algum cargo no governo federal, o senador foi enfático. “Não há nenhuma expectativa em relação a convites da presidente Dilma para cargos no governo federal. Eu imagino que nós vamos ter uma conversa política, e uma conversa das ações que nós vamos fazer daqui pra frente, tanto aqui, quanto no Brasil”, respondeu.
Sobre as expectativas para as próximas eleição para a Prefeitura da capital sul-mato-grossense, o petista afirmou que não há, ainda, expectativas do partido em relação a escolha de candidato. "Nós vamos agora nos preparar. Primeiramente entendendo que o PT precisa rever suas posições, reconquistando setores que sempre estiveram conosco. Evidentemente, esse trabalho vai repercutir nas eleições municipais", disse.
O parlamentar deve cumprir mais quatro anos no Senado. “Agora, é a vida que segue. Volto para o Senado e continuo trabalhando pelo meu estado, ao lado da presidente Dilma”.
Mapa dos votos em MS
Reinaldo Azambuja, governador eleito, venceu em 42 dos 79 municípios do estado. Delcídio foi o melhor em 37 cidades. De acordo com os números do Tribunal Eleitoral Regional (TRE), Reinaldo teve melhor desempenho, em percentual, em Cassilândia, município onde obteve 69,48% dos votos válidos. O melhor desempenho de Delcídio foi em Corumbá, com 76% dos votos.(Veja o mapa da apuração dos votos por cidade)
Em relação a número de votos, Reinaldo obteve em Campo Grande a maior diferença. Ele teve 289.862 votos contra 165.990 de Delcídio, uma diferença de 123.872 votos. No segundo maior colégio eleitoral do estado, Dourados, o tucano teve 67.386 contra 43.705 do petista. Ele venceu, também, em Três Lagoas, terceiro colégio eleitoral.
Em Maracaju, cidade onde foi prefeito por dois mandatos, o tucano venceu o petista com 58,41% contra 41,59% de Delcídio. Por região, Reinaldo venceu na maioria das cidades do Bolsão, norte e sudoeste. Delcídio venceu nos municípios da região do Pantanal, sudeste e sul.
Veja os números finais para governador em Mato Grosso do Sul:
- Reinaldo Azambuja (PSDB): 741.516 votos (55,34%)
- Delcídio do Amaral (PT): 598.461 votos (44,66%)
- Votos brancos: 22.109 (1,58%)
- Votos nulos: 35.094 (2,51%)
- Abstenção: 420.367 (23,13%)
Do G1 MS/JE
Por: Tatiane Queiroz
Por: Tatiane Queiroz