![]() |
Sabrina Sato - Foto: Divulgação |
A região íntima feminina é motivo de muitas dúvidas e mitos. O tabu e a ignorância confundem as mulheres e faz com que elas convivam com situações de desconforto e até sintomas de doenças sem saber. Como lidar com a menstruação, a higiene diária, as roupas e a depilação sem prejudicar a saúde e o conforto?
Veja as respostas da Dra. Juraci Ghiaroni, membro da diretoria da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro, sobre como manter uma rotina saudável sem se preocupar com cuidados desnecessários.
O sabonete íntimo feminino é a melhor opção para a higiene diária da mulher.
Mito. Não há a menor necessidade de se fazer uso diário dos sabonetes íntimos femininos. Eles são indicados para quando existe uma infecção bacteriana, por tempo curto. A região íntima não é mais suja do que as outras partes do corpo e não precisa de uma limpeza com um produto especial se não estiver apresentando problemas.
Calcinhas que não sejam de algodão devem evitadas.
Mito. As calcinhas que não sejam de algodão devem ser evitadas apenas por mulheres que tenham alergias aos outros materiais.
Dormir sem calcinha é bom.
Verdade. Este é um hábito muito bom para a saúde íntima, já que deixa a região arejada e evita irritações durante a noite. É importante apenas que se saiba que esta não é uma obrigação e nenhuma mulher precisa dormir vestida de uma maneira que não goste.
O absorvente diário ajuda a manter a higiene.
Mito. Os absorventes diários ajudam a abafar a região íntima e criam um ambiente mais propícios para a proliferação de bactérias. Eles só devem ser usados quando há um aumento de fluidos ou em período próximo à menstruação.
Absorventes plásticos são prejudiciais.
Mito. Estes absorventes são prejudiciais apenas para quem tem alergia ao material.
Absorventes internos não podem ser usados por mulheres virgens.
Mito. Cerca de 95% das mulheres podem usá-los, independente de sua vida sexual. É recomendado apenas que se faça um exame ginecológico antes de fazer esta opção para ter certeza de que não há problemas. O hímen é uma membrana elástica que na maior parte das vezes suporta o uso dos absorventes internos.
É preciso lavar a região íntima toda vez que se vai ao banheiro.
Verdade. A mulher deve lavar a região com água toda vez que fizer xixi. Caso não seja possível, passar o papel um pouco molhado já ajuda.
Usar calças muito apertadas prejudica a saúde da região íntima.
Verdade. As calças muito apertadas podem ajudar a aumentar a temperatura e a umidade da zona íntima, criando um ambiente propício para germes.
![]() |
Entenda cuidados com a depilação Foto: Monica Imbuzeiro / O Globo |
Não se deve depilar a região íntima por completo.
Mito. Não há nenhum problema na depilação ser feita no formato desejado pela mulher. É preciso apenas que se mantenha os hábitos de higiene para evitar infecções.
Deixar de depilar é anti-higiênico.
Mito. A depilação deve ser uma escolha de cada mulher. Aquelas que não desejam depilar devem apenas aparar os pelos com a tesoura para facilitar a higiene.
![]() |
Dra. Juraci Ghiaroni, membro da diretoria da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro |
Por: Luiza Toschi