Notícias, acidentes, economia, política, policial, concursos, empregos, educação, ciência, saúde e cultura.

CG,

  • LEIA TAMBÉM

    22/07/2014

    Cotação do boi gordo fechou primeiro semestre 24,7% mais alta que em 2013

    Aumento na exportação é um dos motivo da alta na cotação

    A arroba do boi gordo acumulou alta de 24,70% no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. O preço médio está em R$ 113,77, enquanto até julho de 2013 a arroba era cotada em R$ 91,23.

    A redução de ofertas e o bom desempenho das exportações são os motivos da alta na cotação, de acordo com a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul).

    Segundo a responsável pelo Departamento de Economia da Famasul, Adriana Mascarenhas, a redução da oferta do boi gordo vem desde o ano passado, com o grande abate de fêmeas que está ocorrendo.

    Na avaliação da economista, o aumento na cotação é positivo para o setor. “Tivemos demanda interna bastante aquecida e exportações bem positivas. Tudo contribuiu para esse aumento", explicou Adriana.

    “Temos que olhar o lado do custo de produção, aumento mão de obra, aumento de suplementação alimentar. Essa variação de preço é muito importante para a bovinocultura. Principalmente porque é uma atividade quer vinha em margem muito estreita, as vezes negativa”, afirmou a economista.

    Segundo Adriana, o mercado nacional deu certa retraída, em decorrência do momento econômico do país. “Hoje, ainda temos oferta bastante restrita. Claro que nesse momento, observamos a entrada de animais de confinamento, mas as exportações dão resultados positivos”, avaliou.






    Fonte: campograndenews/JE
    Por: 
    Caroline Maldonado e Bruno Chaves