Notícias, acidentes, economia, política, policial, concursos, empregos, educação, ciência, saúde e cultura.

CG,

  • LEIA TAMBÉM

    22/07/2014

    Aplicativo dá suporte na gestão das atividades leiteiras

    Divulgação

    A tecnologia se fortalece como um dos principais fatores no desenvolvimento do campo brasileiro. Com equipamentos agrícolas cada vez mais sofisticados, o uso do computador e de aplicativos móveis é cada vez mais comum nas atividades agropecuárias. Nesse cenário, os produtores de leite de Mato Grosso do Sul contam a partir de agora com um software desenvolvido para melhorar a gestão da propriedade. 

    Desenvolvido pelo Senar - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o programa será disponibilizado aos participantes do Programa Mais Leite, iniciativa da entidade como foco na gestão da propriedade com objetivo de desenvolver a produção e, consequentemente, a cadeia do leite no estado. 

    Já utilizado em outros Estados, o aplicativo chegará até o produtor rural através dos técnicos do Senar/MS, com a operacionalização por meio de tablets e treinamento para utilização da ferramenta. "O software tem cunho gerencial, levando orientação técnica ao produtor e subsidiando a tomadas de decisões. Além disso, dinamiza o trabalho do instrutor com o registro de dados mais eficaz", avalia o coordenador do Projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Senar Central, Matheus Ferreira. 

    Técnica do Programa Mais Leite na região de Terenos, a zootecnista Carlinda Rezende confia que a chegada da nova ferramenta de trabalho tornará o registro de dados mais preciso. "Será um aliado para o dia-a-dia no campo, excluindo a necessidade de anotações em planilhas de papel e contando com a agilidade da tecnologia", considera. O supervisor do programa, Marcelo Bevilacqua, também enfatiza a possibilidade de melhores resultados por meio do software. "Toda iniciativa de melhoria da gerstão é relevante e esta, além de fornecer suporte ao produtor dá suporte para o técnico, permitindo maior fidelidade no cruzamento de dados", avalia.

    Sobre o Mais Leite – O Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural, do Senar/MS, oferece visitas técnicas mensais e capacitações com o objetivo de promover ações nas áreas econômica, social, ambiental e assessorar os processos de gestão do negócio. Iniciado em abril de 2014, o Programa Mais Leite atende atualmente 469 produtores nos municípios de Anaurilândia, Bonito, Campo Grande, Chapadão do Sul, Coxim, Glória de Dourados, Laguna Caarapã, Maracaju, Paraíso das Águas, Ponta Porã, Rio Verde, Sidrolândia e Terenos. 

    Sobre o Sistema Famasul – O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do Estado.

    O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo. O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 17% do PIB sul-mato-grossense.





    Fonte: ASSECOM do Sistema Famasul/JE