Presidente da Assomasul, Douglas deixa PSDB para pedir votos para Delcídio “à vontade”
![]() |
| Tucanos posam para foto com ex-presidente Lula |
O presidente da Assomasul, prefeito de Anastácio, Douglas Figueiredo (PSDB), anunciou nesta sexta-feira (23/5) seu pedido de desfiliação do partido sob a justificativa de ficar à vontade para pedir votos para o senador Delcídio do Amaral (PT) ao governo de Mato Grosso do Sul.
O pedido de desligamento do prefeito tucano foi encaminhado na tarde desta sexta ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul).
Na última quarta-feira (21), Douglas e outro prefeito do PSDB anunciaram apoio ao pré-candidato petista durante reunião entre Delcídio, o vereador Zeca do PT e o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, no Aeroporto Internacional de Campo Grande.
O ex-presidente fez escala na capital esta semana na viagem que fez a cidade de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, onde foi abrir a noite seminário internacional sobre meio ambiente, com participação do G-77 mais a China.
Tomaram decisão semelhante a Douglas o prefeito José Roberto Arcoverde (Iguatemi) e os vice-prefeitos Marcelo Ascoli (Sidrolândia) e Horácio Junior Godoy (Caracol), o que causou divergências no ninho tucano.
Douglas argumenta que resolveu deixar o partido, no qual milita desde seu primeiro mandato de vereador em 1996, para ficar à vontade e não criar constrangimento e animosidade com seus amigos, principalmente com o deputado federal Reinaldo Azambuja, pré-candidato do PSDB ao governo do Estado, com o qual diz ter maior respeito e consideração.
Antes disso, porém, Douglas reagiu a críticas feitas por correligionários de que ele deveria deixar o partido por ter anunciado apoio à candidatura do senador, que irá enfrentar na campanha eleitoral deste ano, além de Azambuja, o ex-prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB).
“Senador Delcídio em nossa campanha fazendo caminhada em Anastácio nas eleições de 2012. Muitos querem hoje cobrar, mas quando no embate quem estava ao nosso lado era o nosso amigo Delcídio. Hora de retribuir o gesto. Bom dia a todos”, disse o prefeito por meio de sua página no facebook, onde também postou uma foto na qual aparece com o petista juntamente com grupo de eleitores, à época.
A declaração do prefeito foi dada em resposta a sugestão feita pelo deputado para que se desligasse do partido.
Ao tomar conhecimento pela imprensa da posição do grupo de prefeitos, Azambuja demonstrou irritação, aconselhando a deixar o PSDB.
"Eles deveriam pedir para sair, porque fariam um grande favor ao partido", disparou o deputado, em entrevista ao Portal Midiamax, após tomar conhecimento da dissidência do correligionário.
Apesar disso, Reinaldo não considera como uma traição a atitude dos prefeitos e vices, ressaltando que todos são livres para escolher seus caminhos.
“O nosso desejo era de que ele (Delcídio) e o deputado Reinaldo Azambuja (pré-candidato do PSDB ao governo) estivessem juntos, mas como isso não foi possível, a minha posição é ficar com o senador, um grande parceiro não apenas de Anastácio, mas de todos os municípios de Mato Grosso do Sul”, afirmou Douglas, em outra postagem em seu microblog, repercutindo matéria divulgada pela imprensa.
Fonte: conjunturaonline/JE
Por: Willams Araújo
Por: Willams Araújo
