CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    22/04/2014

    Alcinópolis e Laguna Carapã comemoram hoje aniversário de 22 anos

    Na região Norte, Alcinópolis tem sítios arqueológicos. (Foto: Simão Nogueira)


    Lagoa que dá nome ao município de Laguna Carapã. (Foto: Divulgação)

    A terça-feira (22/4) é de aniversário para dois municípios de Mato Grosso do Sul. Alcinópolis e Laguna Carapã comemoram 22 anos neste 22 de abril.

    Localizada na região Norte e com 4.569 habitantes, Alcinópolis é conhecida como a “Capital da arte rupestre”. O título é devido aos sítios arqueológicos, com pinturas e gravuras. O nome da cidade é em homenagem ao fundador Alcino Fernandes Carneiro.

    A programação de aniversário foi aberta no último dia 12 de abril. As atividades festivas incluem cavalgada, shows, copa de futsal, passeio ciclístico e queima de fogos. A cidade é administrada pelo prefeito Ildomar Carneiro Fernandes (PMDB). O forte da economia é a pecuária.

    Com pouco mais de seis mil habitantes, Laguna Carapã se destaca na agricultura. O nome, em guarani, significa “Lagoa Torta”. De acordo com o prefeito Itamar Bilibio (PMDB), o aniversário de 22 anos será comemorado com um ato cívico nesta terça-feira. “Por causa da Semana Santa, as festividades vão começar no dia 24”, afirma.

    Conhecida como a terra do “pé de soja solteiro”, a programação faz jus ao município cuja base da economia é agricultura. A festa inclui a disputa do ranking de produtividade (quem produz mais soja em um hectare), concurso balde de ouro, exposição, shows e julgamento de raças. A cereja do bolo vem no dia 27, o domingo será dedicado ao concurso do maior pé de soja solteiro.

    Conforme o prefeito, no sábado, dia 26, será lançado um pacote de obras. “Serão R$ 4 milhões, entre recursos federais e estaduais, para infraestrutura, pavimentação, drenagem e habitação”, diz.

    O município teve somente três prefeitos desde a fundação. O primeiro foi José Evaldo Loli Guetti, o segundo eleito foi Luiz Rocha e o terceiro, Oscar Luiz Pereira Brandão.






    Fonte: campograndenews/JE
    Por: Aline dos Santos e Luciana Brazil