CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    28/07/2012

    Seleção feminina estreia com derrota para França


    Sem Iziane, equipe apresenta falhas defensivas e se complica em Londres

    A brasileira Karla Costa na estreia do basquete feminino na Olimpíada de Londres, em 28/07/2012 (Sergio Perez/AFP)

    A seleção brasileira de basquete feminino estreou com derrota nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. As comandadas de Luiz Claudio Tarallo perderam por 73 a 58 para a França, o mesmo adversário que enfrentaram no amistoso realizado na cidade de Lille, em 20 de julho, horas depois de a ala Iziane ter sido cortada da competição por levar seu namorado à concentração.
    O Brasil também perdeu o jogo preparatório para a Austrália, mas dava mostras de que havia se recuperado do baque devido à saída de Iziane ao bater a China e a Croácia nos dois últimos amistosos antes de Londres. Mas a defesa, mais uma vez, apresentou falhas e provocou o primeiro revés na competição.

    A equipe começou a partida com ritmo forte, anotando 20 contra 16 pontos das adversárias no primeiro quarto. Clarissa era o destaque tanto em número de cestas quanto em assistências, ao passo que Adrianinha protagonizava passes e rebotes decisivos.

    A França, porém, se recuperou antes do intervalo e, no segundo quarto, anotou 18 pontos, contra 14 do Brasil. A conta fez ambas as equipes terminassem o primeiro tempo empatadas com 34 pontos, deixando o duelo totalmente em aberto.

    O equilíbrio se manteve no terceiro quarto, com a França abrindo apenas três pontos de diferença no placar. Mesmo assim, as jogadoras europeias apresentavam momentos de instabilidade em quadra, com muitos passes errados – fato que o Brasil não soube tirar proveito. Celine Dumerec era o nome do jogo, destacando-se nos três quesitos: pontos, assistências e rebotes.

    O último e decisivo quarto foi um passeio. O time francês entrou em quadra pressionando e anotaram 21 pontos no último período, enquanto o Brasil marcou apenas nove. Celine Dumerec foi a cestinha do duelo com 23 pontos. 

    Com o resultado, o Brasil ficou empatado com Canadá, ambos somando um ponto. Os líderes do momento são Rússia e França, com dois. Já Austrália e Grã-Bretanha se enfrentam mais tarde. Sem subir ao pódio de uma Olimpíada desde o bronze em Sidney-2000, a Seleção Brasileira volta a entrar em quadra nesta segunda-feira, para tentar a recuperação diante das russas.

    Fonte: veja (Com Gazeta Press)